Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Pré-adolescentes – Lição 12: As Damas de Honra (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
– Falem que o tema da aula será sobre a parábola das Dez Virgens.
– Falem sobre o contexto histórico desta parábola, fornecendo as seguintes informações:
– Depois, para conhecer a parábola, leiam Mateus 25:1-10:

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”.
– Utilizem a dinâmica “Festa de Casamento”.
– Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Desenhando Parábolas”(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Festa de Casamento

Objetivo: Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens

Material:
10 velas
05 caixas de palito de fósforos
05 caixas de palito de fósforos vazia
01 véu de noiva pequeno

Procedimento:
– Após a leitura da parábola das 10 virgens(conforme a orientação pedagógica descrita acima), falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os

familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas  para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.

– Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.
– Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.
– Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.
Da mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças” imprudentes.
– Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.
– Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.
– Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.
Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.
O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.
– Agora, trabalhem o significado da parábola.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre



Dinâmica: Desenhando Parábolas

Objetivo: Finalizar o estudo sobre 13 parábolas de Jesus

Material:
01 quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco e ou 01 pincel atômico

Procedimento:
– Dividam a turma em 02 grupos.
– Desenhem figuras que representem as 13 parábolas estudadas.
O grupo que responder corretamente a qual parábola se refere o desenho, ganhará pontos.
Solicitar para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão outros pontos.
Sugestão de figuras para desenhar:
Lição 01: Peixes(Parábola da Rede de Pesca)
Lição 02: Trigo(Parábola do Joio e do Trigo)
Lição 03: Borracha(Parábola do Servo Incompassivo)
Lição 04: Areia e sementes(Parábola do Semeador)
Lição 05: Semente de mostarda
Lição 06: Moeda(Parábola da Moeda Perdida)
Lição 07: Casa em pé e outra caída(Parábola do Homem Prudente e o Insensato)
Lição 08: Tesouro(Parábola do Rico Insensato)
Lição 09: Ovelha(Parábola da Ovelha Perdida)
Lição 10: Lâmpada debaixo de um cesto(Parábola da Candeia)
Lição 11: Uvas(Parábola dos Trabalhadores da Vinha)
Lição 12: 10 velas(Parábola das 10 Virgens)
Lição 13: Pessoa machucada(Parábola do Bom Samaritano)
– Organizem uma premiação para o grupo vencedor e para o 2º. Lugar.
Pode ser algo simples, como: balas, chocolate, canetas etc.
– Para concluir, forneçam um lanche para todos os alunos.


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...