Pré-adolescentes – Lição 12: Jesus, o Filho Obediente – Dinâmica

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como título “Jesus, o Filho Obediente”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
– Depois, utilizem a dinâmica “Faça o que o Mestre mandar”.

Observação Importante: Peçam para os alunos levarem na próxima aula(lição 13) gêneros alimentícios não perecíveis para uma cesta básica que deverá ser doada para alguém da igreja que reconhecidamente esteja precisando de ajuda.
O tema da próxima da aula será sobre ajudar ao próximo. Vocês podem organizar uma lista com os itens e pedir para os alunos assinarem; durante a semana, liguem para os alunos e seus pais para lembrar desta atividade para o domingo seguinte.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Vejam no final da postagem as sugestões para a finalização do trimestre.

Dinâmica: Faça o que o Mestre mandar

Objetivo:
Refletir sobre a obediência a Cristo e a Sua Palavra.

Material:
uma venda.

Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando a importância de conhecermos o Mestre e Sua Palavra.
– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos.
– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer a Cristo e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão para finalização do trimestre:

– No dia da lição 13, trabalhem sobre o tema desta lição de forma objetiva e depois utilizem a dinâmica “Escolhas que Agradam a Deus”, afirmando para os alunos que esta é uma forma de fazer um resumo e fechamento do tema estudado no trimestre.

Dinâmica: Escolhas que agradam a Deus
Objetivo:
Promover uma atividade de conclusão sobre o tema “Escolhas que Agradam a Deus”.

Material:
01 mesa
01 bandeja ou uma cesta
01 caixa de chocolates sortidos ou mais se for necessário(depende da quantidade de alunos)
Envelopes de cores diferentes
02 cartolinas da mesma cor de preferência amarela ou vermelha.
Figura semelhante a esta ao lado 
Pincel atômico
Cola

Procedimento:

Antes da aula:
– Coloquem dentro dos envelopes um papel contendo as atitudes que agradam a Deus, estudadas na lição e outras que vocês julgarem necessário.
Para cada envelope, uma atitude.
– Pregar os chocolates nos envelopes.
– Colar as duas cartolinas, uma lado da outra.

Na aula:
– Organizem os alunos ao redor de uma mesa. Na ausência dela, vocês podem organizá-los em círculo sentados no chão.
– Apresentem uma cesta ou uma bandeja com os chocolates e os envelopes.
– Peçam para que os alunos retirem um chocolate de sua preferência.
– Falem que junto com o chocolate está pregado um envelope e orientem para que não abram o chocolate nem o envelope.
Quando todos os alunos já tiverem com seus chocolates, perguntem se eles conseguiram escolher o que mais gostam.
Certamente, haverá respostas positivas e negativas.
Para aqueles que responderam afirmativamente, falem que muitas vezes as escolhas que fazemos nos agradam.
Para aqueles que responderam negativamente, falem que há escolhas que precisamos fazer e que podem gerar um certo desconforto, por exemplo,  para eles nesta situação, não havia o que lhes agradavam, mas havia necessidade de escolher.
Ainda completem afirmando que na vida também é assim, há escolhas que nos agradam e outras não, pelo menos a princípio. Como cristão que somos também precisamos fazer escolhas que agradam a Deus e se referem a atitudes estudadas nas lições deste trimestre e que muitas vezes são difíceis de aceitar, mas que mais importantes para o desenvolvimento do caráter Cristão.
– Peçam aos alunos para abrir os envelopes e guardar os chocolates para depois da aula.
Eles deverão ler o conteúdo de cada envelope.
– Em seguida, pequem as cartolinas e falem que vocês vão fazer um painel, com o seguinte título: Quais as escolhas que agradam a Deus?
– Apresentem a figura e colem no centro do painel.
– Ao redor da figura coloquem os papéis contendo as atitudes que agradam a Deus. E em seguida, façam um breve comentário sobre cada uma delas.
– Escrevam, no painel na parte inferior, classe de Pré-adolescente, nomes dos professores e a data.
– Depois, coloquem o painel em local de fácil visualização na Igreja.

Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!