EBD Em Foco

Qual a diferença entre treinamento, curso, palestra, workshop e seminário?

Os eventos estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia profissional e pessoal. Ouvimos as pessoas dizerem: “Hoje participei de um treinamento”, ou  “Amanhã haverá uma palestra na faculdade”, ou ainda “ Você já realizou o curso que foi disponibilizado pela empresa?” mas, na verdade não paramos para pensar o que diferencia um evento de outro.

 Vamos então conhecer o que cada um destes termos significa:

Woman Speaking at Conference --- Image by © Simon Jarratt/Corbis

Palestra – Trata-se de uma exposição oral de curta duração – geralmente entre 60 e 120 minutos – com o objetivo de INFORMAR ou ENSINAR sobre determinado tema. Geralmente estabelece comunicação em apenas uma direção, cabendo aos ouvintes uma aprendizagem mais passiva, o que não enriquece o processo. Abre-se um espaço para perguntas ao final da explanação.  Já, as palestras apresentadas por oradores mais experientes e talentosos podem ser altamente estimulantes para os ouvintes.

Construction workers talking at site --- Image by © Igor Emmerich/Corbis

Treinamento – “Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145). Há alguns tipos diferentes de treinamentos como o de formação profissional, especialização, reciclagem e objetivos genéricos e todos podem ser divididos em formais ou informais. É bastante abrangente em relação a sua duração. Geralmente é realizado em um único dia ou ser dividido em fases ou etapas.

ACESSE OS TREINAMENTOS DA CAIXA DE TREINAMENTOS

March 1998 --- Chef Greg Steneck reaches for strips of bacon as he instructs students at Ecole Cordon Bleu in Paris, France. --- Image by © Owen Franken/Corbis

Curso – É o detalhamento de um assunto ou tema com o objetivo de treinar o participante, ensiná-lo a fazer algo. Tem como característica a formação e a profissionalização. Nestes casos, seu foco está mais na teoria que na prática, porém, não a exclui, exemplos práticos enriquecem um curso. Normalmente é composto por pessoas com formação acadêmica que buscam transmitir seus conhecimentos aos participantes que geralmente tem baixo conhecimento sobre o assunto abordado. Geralmente possuem longa duração, dias, semanas ou meses.

 ACESSE OS TREINAMENTOS DA CAIXA DE TREINAMENTOS

Students in Culinary School Baking Class --- Image by © Helen King/Corbis

Workshop – Seu objetivo é detalhar , aprofundar um determinado temaatravés de uma abordagem mais prática dada pela experiência vivencial e especializada  de um facilitador. Normalmente possui um moderador e um ou mais expositores.  Num workshop, coloca-se em prática alguma técnica que o facilitador esteja compartilhando (exposição), os participantes colocam a mão na massa em grupos (discussão) e ao seu final analisam os resultados (conclusão).  Sua carga horária gira em torno de 4-8 horas, em um único dia.

ACESSE OS TREINAMENTOS DA CAIXA DE TREINAMENTOS

25 May 2015, Calgary, Alberta, Canada --- Students in auditorium audience watching professor on stage --- Image by © Hero Images/Corbis

Seminário – Consiste em uma explanação oral para participantes que possuam algum conhecimento prévio sobre o assunto. A informação tem normalmente uma única fonte, o orador ou expositor, que traz o conteúdo mais focado, sendo expert no assunto.

De qualquer forma, todos estes eventos são importantes e nos oferecem fontes de conhecimento através de diferentes metodologias e contextos, cada um específico em seu objetivo.  São certamente uma forma eficaz de nos mantermos sempre atualizados, informados sobre as tendências em nossas áreas e oportunidade expansão em nossa rede de contatos.

 Autora: Daniana Dressador- Limeira/SP

Fonte: http://caixadetreinamentos.com.br/site/qual-a-diferenca-entre-treinamento-curso-palestra-workshop-e-seminario-2/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!

%d blogueiros gostam disto: