Sete Princípios Didáticos Para o Professor

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O livro “Ensinando para Transformar Vidas” do autor Howard Hendricks, apresenta sete princípios didáticos, com o objetivo de estimular a mente e o sentimento do professor, levan­do-o à ação. Vale a pena continuar a leitura e refletir:

Lei do Professor. Quem pára de “crescer” hoje, pára de ensinar amanhã.

Lei do Ensino. A maneira como os alunos apren­dem deve determinar a maneira como ensinamos.

Lei da Atividade. Quanto maior o nível de envol­vimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido.

Lei da Comunicação. Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.

Lei do Coração. O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro.

Lei da Motivação. O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado.

Lei da Preparação. O processo ensino-aprendiza­gem é mais eficiente se tanto aluno como pro­fessor estão previamente bem preparados.

Essas leis são princípios básicos que se acham intrinsecamente relacionados ao processo de ensino. Se os compreendermos bem e os aplicarmos à nossa prática didática, conseguiremos promover mudanças permanentes na vida dos alunos, sejam eles de que faixa etária forem, seja qual for a matéria que lecionarmos, e seja qual for nosso contexto cultural.

Devemos manter sempre na lembrança, porém, que essas leis são apenas princípios. E quando Deus quer realizar seus propósitos, ele não usa princípios, usa pessoas.

Fonte: Hendricks, Howard, Livro: Ensinando para Transformar Vidas, Pág. 133, Editora Betânia S/C

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