O livro “Ensinando para Transformar Vidas” do autor Howard Hendricks, apresenta sete princípios didáticos, com o objetivo de estimular a mente e o sentimento do professor, levando-o à ação. Vale a pena continuar a leitura e refletir:
Lei do Professor. Quem pára de “crescer” hoje, pára de ensinar amanhã.
Lei do Ensino. A maneira como os alunos aprendem deve determinar a maneira como ensinamos.
Lei da Atividade. Quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido.
Lei da Comunicação. Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Lei do Coração. O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro.
Lei da Motivação. O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado.
Lei da Preparação. O processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto aluno como professor estão previamente bem preparados.
Essas leis são princípios básicos que se acham intrinsecamente relacionados ao processo de ensino. Se os compreendermos bem e os aplicarmos à nossa prática didática, conseguiremos promover mudanças permanentes na vida dos alunos, sejam eles de que faixa etária forem, seja qual for a matéria que lecionarmos, e seja qual for nosso contexto cultural.
Devemos manter sempre na lembrança, porém, que essas leis são apenas princípios. E quando Deus quer realizar seus propósitos, ele não usa princípios, usa pessoas.
Fonte: Hendricks, Howard, Livro: Ensinando para Transformar Vidas, Pág. 133, Editora Betânia S/C