Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

“VIVER DEBAIXO DA LEI OU DEBAIXO DA GRAÇA” (Rm Caps. 6 e 7)

“A graça divina, eis o grande elemento do poder salvador; sem ela, todo o esforço humano é inútil.” – CPPE, pág. 487.


Qual é a obrigação moral para quem está debaixo da Graça? Quem exige mais a Lei ou a Graça? A graça de Deus alcançou os homens no Antigo Testamento? Qual é à força do pecado nestas tuas vertentes?
Onde abundou o pecado (transgressão da lei divina) superabundou à graça, continuaremos no pecado? De modo nenhum responde Paulo, o apóstolo dos gentios (Rm 6.1,2).
Na Bíblia, a palavra lei é empregada com múltiplos significados.
a)     Designa o Pentateuco. Luc. 24:44.
b)    A lei dada a Moisés no Monte Sinai. Rom. 5.13; Gl. 3.17,19.
c)     É empregada no sentido de expressão da vontade de Deus e do Seu caráter justo e santo. Rom. 3:20; 7:12; I Tim. 1:8; Tiago 1:25.

Ao se batizar o homem morre para o pecado e a lei, demonstrando ao mundo publicamente que agora é nova criatura, ressuscitado para viver para Deus e o pecado não tem mais domínio (Rm 6.3-14; Gl 2.19-21; 2 Co 5.17). Este texto reforçar o batismo bíblico que é por imersão (Cl 2.12).
O fato de estar debaixo da graça permite pecar? Não. Somos servos de Deus ou escravos do pecado, o que domina é o senhor. Para cada escolha há uma recompensa á vida eterna ou á morte (Rm 6.15-23; 1 Jo 1.8-2.1-4; 3.9).
A seguinte declaração de Santo Agostinho é oportuna: “Pela lei tememos a Deus, pela graça confiamos nele.”
Ao aceitar Jesus Cristo, morre-se para o pecado e a lei. Graça além de significar o favor imerecido de Deus, significa o operar de Deus na vida do crente dando lhe condições para servir a Deus (Rm 7.1-4). Aqui também é reforçado o casamento instituído por Deus que é pra vida toda enquanto o cônjuge viver (Mt 19.3-6).

Nos dias de Paulo havia três erros concernentes à lei e à graça, erros esses que têm perdurado até os nossos dias. Esses erros são:

1º) O Legalismo – É o ensino que somos salvos pelas obras, observando cerimônias e preceitos da lei. O livro de Romanos refuta esse erro.

2º) O Antinomianismo. Ensina que se somos salvos pela graça, não faz diferença alguma como vivemos e nos conduzimos.

A epístola de Tiago é uma resposta a este erro doutrinário.

3º) O galacianismo. É o ensino que somos salvos pela graça, mas, após isto, somos guardados pela lei. Em outras palavras: Somos salvos pela fé e obras. Paulo guiado pelo Espírito Santo escreveu a carta aos Gálatas combatendo esta heresia. Ver Novo Testamento Interpretado, de Russel Norman Champlin, 4º vol. pág. 435.
A lei revelou o pecado, a carne (natureza pecaminosa) que luta contra as coisas de Deus, a lei é boa, mas a lei serviu de aio (condutor) até o surgimento da graça, portanto, agora é a período da graça (Rm 7.5-14).
“Se procurarmos ser justificados como crentes pela obediência a qualquer lei, negamos o poder de Cristo em nossa vida.” Isto é o que Paulo afirma em Gál. 5:1-5.
A conversão cristã não erradica a natureza pecaminosa (á carne), por isso existe uma batalha continua dentro do corpo, isto mostra que mesmo sendo liberto do poder do pecado, á dependência constante de Jesus é relevante para vencer o pecado até chegar o dia do arrebatamento da igreja (Rm 7.15-25; Gl 5.16-18; 1 Co 15.51-54).
A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Jo 1.17
Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor que nos liberta do poder do pecado e da morte, vivamos doravante em novidade de vida e debaixo da sua graça, então alcançaremos o céu, aleluias!!

Por Prof. Robson Santos
Fonte:
Bíblia com ajudas adicionais – ALFALIT.
Livros Teológicos da EETAD
http://pastordbarbosa.blogspot.com.br

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...