– Iniciem a aula, falando: A aula de hoje tem como foco principal o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus, vencendo a morte.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje tem como foco principal o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus, vencendo a morte.
– Depois, utilizem a dinâmica “O Grande Vencedor”.
– Em seguida, trabalhem outros pontos abordados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Grande Vencedor
Objetivo: Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra.
01 filme sobre Jesus
01 DVD
01 TV
Procedimento:
1 – 05 a 04 dias antes da aula:
– Escolha um filme sobre Jesus.
– Assista ao filme, observando as partes que se referem ao tema da lição.
2 – Antes da aula:
– Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem o material e observem se está funcionando.
– Aguardem os alunos.
3 – Durante a aula:
– Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus, vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme sobre Jesus.
– Falem que durante este trimestre foi estudado sobre o ministério de Jesus e que, neste filme, eles vão ver como foi os últimos momentos de Jesus na terra.
– Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.
– Depois da exibição, dividam a turma em dois grupos.
– Entreguem 01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
– Orientem para que eles escrevam de forma objetiva e desenhem cenas que mais chamaram a atenção deles. Estipulem no máximo 05 minutos para esta atividade.
– Depois, os grupos devem apresentar a atividade.
Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles.
– Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.