1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema conhecer o treinador da equipe de Cristo.
– Perguntem: Quem é o treinador da equipe de Cristo?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
– Depois, utilizem a dinâmica “Quem sou eu?”
– Agora, podemos afirmar quem é o treinador da equipe de Cristo – o Espirito Santo.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem sou eu?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o Espírito Santo
Promover maior conhecimento e integração entre as pessoas de um grupo.
Material: ½ de uma folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
– Entreguem para cada aluno a metade de uma folha de papel ofício.
– Solicitem que escrevam suas características pessoais e atividades quem desenvolvem, mas não se identifiquem, isto é, não escrevam o nome.
– Recolham todos os registros.
– Em seguida, comecem a ler o que cada aluno escreveu e falem: Quem sou eu?
– Aguardem as respostas dos alunos. A intenção é que cada pessoa da classe seja identificada através das características apontadas por ele próprio.
– Façam os seguintes questionamentos:
Foi difícil reconhecer um colegas através das características?
Nós conhecemos bem os nossos colegas e até nós mesmos?
– Agora, apresentem as características do Espírito Santo, sem mencionar o nome.
– Depois, perguntem: Qual o nome da pessoa que tem estas características?
Aguardem as respostas. Espera-se que algum aluno identifique que é o Espírito Santo, mas se ninguém disser, vocês afirmem que é o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade.
– Para finalizar, enfatizem que nesta lição, vamos estudar sobre a Pessoa do Espírito Santo, suas características e atuação. Falem ainda que o mais importante, não é somente obter o conhecimento, mas sobretudo conhecê-Lo, senti-Lo e ter comunhão com Ele.
Por Sulamita Macedo.