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Adolescentes – Lição 10: Como Relacionar-se com o Próximo (DINÂMICA)

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e=mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
– Agora, falem que o tema da aula será sobre relacionamento com o próximo.
– Em seguida, utilizem a dinâmica “Relacionamentos”.
– Depois, trabalhem outros pontos destacados no conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
– Para concluir, leiam o texto de reflexão “Para se ter um bom relacionamento…”.
Entreguem este texto para cada aluno da seguinte forma: dobrem o papel ao meio, repita a operação e depois lacre-o com durex colorido.
Depois solicitem para que os alunos abram o texto e realizem a leitura de forma compartilhada. Falem que para ler o texto precisamos abri-lo, isto é, devemos estar abertos a manter bons relacionamentos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
 
Dinâmica: Relacionamentos

Objetivo: Exemplificar atos de respeito ao próximo

Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
– Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.
– Recolham todos os papéis.
– Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.
– Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.
– Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.
– Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc  6.31
Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: 
Para se ter um bom relacionamento…

– Coloque-se no lugar do outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de vista.
– A gentileza é fundamental para manter um bom convívio com as pessoas.
– É possível discutir sem maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
– Confie e seja digno de confiança. Lembre-se, não basta parecer confiável e honesto, tem que ser confiável e honesto.
– Cultive o respeito mútuo por meio de pequenas ações no dia-a-dia.
– Não se envergonhe de pedir ajuda, sempre que for necessário.
– Não se envergonhe de pedir desculpas, sempre que for necessário.
– Não maltrate sem se deixe maltratar.
– Sorria, sempre! Para fazer cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir, apenas 23. Além disso, o sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos do que a cara feia.
– Contribua com 100% para construir um ótimo relacionamento!


Autor desconhecido.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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