Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Comentarista da EBD sugere que feminismo e teologia da libertação seriam agir do Espírito

Claiton Ivan Pommerening cita linha de interpretação considerada marxista em sua tese de doutorado. Por Michael Caceres 

Claiton Ivan Pommerening

Claiton Ivan Pommerening e revista da EBD (Foto: Reprodução/Facebook)

O pastor foi acusado pelo líder da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (PE) de ser marxista e teve seus comentários barrados pelo pastor Roberto José dos Santos, presidente da igreja. A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) chegou a emitir nota contra as críticas feitas ao comentarista.

No entanto, em seu trabalho “Fábrica de pastores: interfaces e divergências entre educação teológica e fé cristã comunitária na teologia pentecostal“, o pastor auxiliar da Assembleia de Deus em Joinville (SC), compara o movimento pentecostal com movimentos sociais.

Ao comentar sobre a “imprevisibilidade do Espírito”, Claiton Ivan Pommerening cita a linha marxista da teologia católica, a teologia da libertação, sugerindo que ela seria parte da ação do Espírito Santo. Ele chega a tentar ligar a atuação do Espírito Santo com a justiça social, o que é comumente defendido por essa linha de pensamento.

Em seguida ele complementa dizendo: “Este é o gemido inexprimível do Espírito irrompendo nas mais variadas formas, justamente ali onde a sua vida em plenitude quer se instalar, mas está impedida pela exploração e opressão humana e diabólica”.

Como referências para o trabalho, Pommerening usa obras que falam sobre teologia da libertação, além de citar a teologia da missão integral em uma linha de interpretação mais próxima do marxismo.

De acordo com fontes consultadas pelo Gospel Prime, a CGADB teria sido alertada sobre a linha de pensamento do pastor Claiton Ivan Pommerening, inclusive com materiais que comprovariam sua ligação com a chamada “teologia da missão integral” em uma linha muito próxima com o marxismo.

No entanto, o Conselho de Doutrina da instituição teria ignorado os alertas e permitido a publicação de uma revista comentada por Pommerening. Apesar de não ter sido encontrado na revista nenhuma contradição, a abertura da instituição para autores que defendem essa linha de pensamento estaria preocupando os pastores.

Os pastores e consultores teológicos da igreja Assembleia de Deus consideram que Claiton Ivan Pommerening tem o direito de ter sua própria visão ideológica, mas que a instituição não pode respaldar esses pensamentos dando espaço para ele como autor da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Fonte: Gospel Prime

Comentário do Ilton Martins

Aos meus amigos evangélicos…
É lamentável ver a leniência da CGADB/CPAD diante de um erro cometido. Seria melhor assumir que foi um erro de imperícia, de investigação, a escolha de comentaristas que flertam com o ecumenismo, o marxismo, a teologia da libertação e movimentos progressistas.
.
Ninguém contesta a integridade, o caráter dos escritores. Mas as suas ideias e suas conexões. Por mais que a revista das Lições Bíblicas estejam em harmonia com a declaração de fé das ADs do Brasil, considero um”tiro no pé“ dar visibilidade a esses teologos neo-liberais.
.
A igreja AD em Abreu e Lima alertou a CGADB sobre a tese defendida pelo comentarista da lição dos adultos. Foi ignorada. Tiveram, portanto, a coragem de tomar a decisão de proibir que o conteúdo escrito pelo autor fosse ministrado em suas EBDs.
.
Não estou afirmando que a revista possui alguma heresia. Mas, quando se dá palanque para comentaristas, cujas publicações, sejam teses ou posts em redes sociais (alguns apagados), vão na contramão do que defendemos, provoca-se um prejuízo futuro para a igreja.
.
Este seria um ótimo momento para a CGADB corrigir o problema, reafirmando as nossas convicções. Mas, para evitar prejui$o emitiu uma nota autoritária para coibir o posicionamento de qualquer ministro que exponha a “morte na panela.”
.
Se esquecem que as heresias entram de maneira sorrateira. É exatamente por isso que não podemos negociar os nossos princípios.
.
O problema é ainda mais sério se analisarmos a fala de outro comentarista, o Pr. Israel Trota, responsável por comentar a revista dos Jovens do 3º trimestre. Em um evento católico que ele participou, soltou a seguinte frase:
.
“Precisamos caminhar para essa maturidade e orar para que o ecumenismo se torne uma realidade no seio da Igreja Cristã”
.
As pessoas são livres para defenderem as ideias mais absurdas possíveis. Porém, na área do ENSINO, que é a mais importante da igreja, deve-se reservar espaço para aqueles que preservam a ortodoxia bíblica e tenham ideias coerentes com a nossa declaração de fé.
.
Quero deixar claro que a CPAD possui excelentes comentaristas. Há também vários outros igualmente excelentes que ainda não tiveram a oportunidade de mostrar o seu talento. Não podemos jogar o bebê fora junto com a água suja. Mas, por outro lado, também não podemos nos silenciar.

1 comentário
  1. Neuva Ferreira Correa Diz

    Não devemos NUNCA, concordar com as regras desse mundo. E pautas como feminismo, sendo defendida por Pastores é uma brecha enorme para a destituição da família.

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...