Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

COMO CRIAR TEXTO: 6 DICAS SIMPLES PARA ENRIQUECER O BLOG DA SUA EMPRESA

Publicado: 30 de novembro de 2018 | Por: Ideal Marketing | 

Saber como criar texto de qualidade é um dos maiores desafios de quem investe em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Mas para quem conhecer as próximas 6 dicas simples essa já é uma etapa superada rumo ao sucesso da sua empresa!

E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

É inegável que a enxurrada de informações as quais somos expostos a todo momento transformou a forma como nos comportamos.

Em contrapartida a essa mudança de atitude, as empresas também precisaram rever a maneira como se relacionava com seus clientes para não perder mercado.

Dessa forma, novas estratégias foram surgindo, como o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: metodologias que acompanham esse novo cenário.

Enquanto o segundo visa estreitar laços com seu público por meio de conteúdo, o primeiro conta com outras técnicas, além de materiais educativos, para instruir o seu mercado para empoderar a sua decisão de compra.

Deu para perceber que embora diferentes, ambos tem em comum a sua principal arma, ou seja, o conteúdo?

Mas claro que com a quantidade infinita de informações disponíveis na web, é preciso conhecer a tática certa para produzir materiais de qualidade e que se destacam?

Pois é, a tarefa pode parecer ingrata!
Entretanto, ela pode ser mais fácil se você conhecer 6 dicas simples de como criar texto!

Vamos lá?

O QUE CONSIDERAR COMO UM BOM CONTEÚDO DE MARKETING DIGITAL?

Antes de aprender a como criar um texto, primeiro é preciso entender o que é considerado como um bom conteúdo.

Isso porque para que ele te ajude a atrair mais visitantes e seja um excelente aliado na geração de leads deve-se tomar alguns cuidados.

Vamos saber quais são eles, então?

USO ADEQUADO DE PALAVRAS-CHAVE

Quando falamos sobre técnicas de otimização de sites, ou SEO, dificilmente o uso de palavras-chave não está associado a elas.

Isso porque como elas se referem aos termos inseridos na caixa de pesquisa de um mecanismo de busca, é interessante um texto publicitário contê-los.

Afinal, quando o Google, por exemplo, estiver analisando os sites mais adequados àquela solicitação, o seu com certeza irá figurar entre elas se conter a palavra-chave buscada.

Ou seja, se você tem o objetivo de fortalecer o relacionamento com o seu público por meio do Marketing de Conteúdo, usar essa estratégia é fundamental para responder as suas dúvidas.

Mas cuidado: os algoritmos dos mecanismos de busca valorizam cada vez mais a qualidade do conteúdo, portanto não saia usando a palavra-chave à toa e fora de contexto.

Para não correr riscos, existe um consenso sobre o bom uso desses termos, confira:

  • no primeiro parágrafo do texto, ou seja, na introdução;
  • em pelo menos um intertítulo, no primeiro, de preferência;
  • em textos de até 500, pelo menos usá-la 3 vezes;
  • de maneira natural ao longo do conteúdo;
  • na conclusão.

Essas são apenas algumas recomendações sobre o bom do uso da palavra-chave. O que você deve tomar como via de regra é que independentemente do número de repetições do termo, o seu texto deve sempre esclarecer todas as dúvidas possíveis do seu público.

BENCHMARK

Além de fazer um uso adequado de palavras-chave, também é preciso entender como os seus concorrentes então fazendo uso dessa estratégia.

Sendo assim, antes de começar a pôr em prática as dicas de como fazer um texto, procure na web o que já foi produzido sobre o tema.

Para isso, pesquise os conteúdos relacionados a palavra-chave do material em uma aba anônima, pois assim suas atividades recentes não afetarão o resultado.

Depois, separe os 10 primeiros colocados na página e analise a forma como eles desenvolveram aquele texto.

Com isso, dá para separar temas que você não pode deixar de abordam, perceber deficiências que deve incluir no seu para deixar o conteúdo mais completo para satisfazer as necessidades do seu público.

CUMPRIR O OBJETIVO DO CONTEÚDO

Depois desses dois fatores, se tem uma coisa que deu para entender que o foco principal em um texto publicitário para o Marketing de Conteúdo é que ele deve atender a todas as dúvidas do seu público.

Mas além disso, você também deve se comprometer ao tema apresentado e não desviar do assunto.

Ou seja, se você está escrevendo um texto sobre “aprenda a criar texto e fazer Marketing de Conteúdo”, deve se ater a esse assunto e explicar como ele pode fazer isso.

Afinal, se começasse a falar sobre as vantagens da metodologia ou explicasse o seu conceito, o leitor certamente se desinteressaria, afinal não foi por isso que ele buscou!

Portanto, ao desenvolver o seu conteúdo, certifique-se sempre de que não está fugindo do tema, assim as chances de perder o visitante serão menores.

COMO ESCREVER UM CONTEÚDO DE MARKETING DIGITAL EXCELENTE?

E-book - Saiba como criar personas

Bom, agora que você já conhece os fatores que fazem um texto publicitário ser considerado bom, é hora de saber como fazer o seu, não é mesmo?

Então, vamos ao passo a passo!

1. CONHEÇA SUA PERSONA

Como falamos anteriormente, se o conteúdo Inbound deve sanar todas as dúvidas do seu público, nada melhor do que conhecê-lo bem para já ter uma ideia do que elas possam ser.

Para isso, invista na criação da sua persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal desenvolvido por meio de pesquisas entre seus atuais consumidores.

Assim é possível conhecer mais sobre seus hábitos de compra, preferências e o que eles esperam que você esclareça sobre sua empresa e o seu produto.

Tendo essas informações em mãos fica mais fácil planejar o tipo de conteúdo que mais vai agradar a sua audiência, seja na questão de conteúdo ou até mesmo formato preferido.

2. TENHA BOAS REFERÊNCIAS DE ACORDO COM O OBJETIVO DO SEU NEGÓCIO

Além de estudar a estrutura dos conteúdos da concorrência, procure pesquisar mais sobre aquela palavra-chave e também o tema a ser abordado.

Isso porque uma das principais recomendações de como criar texto é estudar o tema a ser escrito para entender o conceito e guiar a produção da maneira correta.

E não só isso: uma boa referência também ajuda a dar ideias sobre a melhor linguagem a ser utilizada ao decorrer do conteúdo.

Mas lembre-se: as referências devem ser usadas como apenas uma orientação! Não copie o que encontrar na web, afinal plágio é crime!

3. FAÇA PESQUISA DE PALAVRA-CHAVE

Como falamos anteriormente, a inserção de palavras-chave é um passo muito importante no processo de como criar texto.

Por isso, a etapa da pesquisa da mesma é essencial para a sua estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo, afinal é aqui que você vai escolher os termos mais pesquisados pelo seu público.

Para isso, você pode utilizar ferramentas gratuitas, como o Keywordtool.io e o Ubersuggest, ou até o próprio Keyword Planner, do Google.

Com elas é possível analisar as palavras mais pesquisadas na sua área pelo volume de busca e escolher termos parecidos para fortalecer a sua palavra-chave principal.

4. CRIE UM ESQUELETO DO SEU TEXTO

Depois de ter pesquisado sobre o assunto e inclusive ter escolhido a palavra-chave para o seu texto, é hora de arregaçar as mangas e produzir o seu conteúdo inbound.

Mas antes de começar a escrever, é recomendado no processo de como criar texto a primeiro fazer um esqueleto do seu material.

Isso é, no próprio documento onde você vai redigir o conteúdo, coloque todas as informações essenciais e que não podem deixar de serem apresentadas.

Para facilitar o processo de como fazer um texto, organize por meio de tópicos esses dados principais e os complementares.

Assim você já deixa organizada a linha de raciocínio do seu conteúdo e não corre o risco de dispersar do assunto.

5. ESCREVA O SEU CONTEÚDO INBOUND

Com o esqueleto do seu texto publicitário em mãos, finalmente chegou a hora de redigir o seu conteúdo inbound!

Para que o processo de como criar texto seja o mais tranquilo possível, existem algumas recomendações que podem ser aplicada nessa hora.

Como, por exemplo, priorizar o uso de frases e parágrafos curtos a fim de facilitar a leitura do usuário, bem como destacar pontos específicos com recursos de negrito, itálico ou sublinhado.

Além disso, procure dividir o texto em tópicos para facilitar o entendimento da linha de raciocínio, bem como fazer linkagens para outros artigos do seu blog para que o usuário consiga expandir o seu conhecimento sobre o tema.

Por fim, quando for convidá-lo para uma ação por meio de um CTA, invista no uso de uma linguagem persuasiva, como verbos no imperativo: compre, baixe, leia etc.

6. REVISE! DICAS SIMPLES!

Tão importante quanto a produção do seu conteúdo inbound é a etapa de revisão do seu texto publicitário.

Isso porque é nesse momento que você vai ver se o objetivo foi alcançado, ou seja, se foi fiel ao tema e conseguiu explicá-lo da melhor maneira ao leitor.

Além disso, verifique se não há nenhum erro gramatical ou se há algum erro de conceito durante o conteúdo.

Mas lembre-se: a sua visão pode ficar viciada durante o processo de como criar texto, por isso recomenda-se que não se faça a revisão assim que terminar de redigi-lo.

Dessa forma você garante um olhar mais crítico e limpo ao seu material, reduzindo os risco de publicar um conteúdo com algum erro.

JÁ SABE COMO CRIAR TEXTO? ENTÃO MÃOS À OBRA!

Como criar texto-mãos à obra

Neste conteúdo você viu que para implementar uma estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo de sucesso é preciso conhecer os segredos de um bom texto publicitário.

Isso porque para conquistar clientes por meio dessa metodologia deve-se produzir um material de qualidade a fim de se destacar da concorrência.

Sendo assim, mostramos aqui os três pilares que formam um bom conteúdo inbound a fim de te orientar melhor no processo de como fazer um texto.

Mas não foi só isso que você viu por aqui! Afinal, apresentamos 6 dicas simples para te ajudar a produzir os melhores textos da web!

E depois de ter aprendido tudo isso, que tal conhecer outras dicas para gerar mais leads? Para isso, é só conferir o artigo sobre como implementar um projeto de inbound marketing de sucesso!

Fonte: idealmarketing

Leia também: Preparo do Professor

- EBD INTERATIVA -

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...