Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Jovens Lição 04: Amós: Adoração com Justiça

Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro:  Amós: Adoração com Justiça.

Utilizem um marcador de quadro branco de cor diferente e circule o nome “Amós”, para destacar o nome do profeta.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Falem que nesta lição vamos estudar sobre o profeta Amós e qual o conteúdo de sua profecia.

– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

No item III.1, peçam para os alunos abrirem a Bíblia no livro do profeta Amós e mostrem as 02 divisões deste escrito.

– Utilizem a dinâmica “Injustiça Social – Igual em todo tempo?” quando vocês estiverem trabalhando o item III.2.

– Para concluir, perguntem: Como deve ser a adoração a Deus com justiça?

Aguardem as respostas dos alunos. Acrescentem outras informações se necessário.

Aqui a aula está sendo concluída com a utilização do método de Perguntas e Respostas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco de 02 cores diferentes;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição;

– Método de Perguntas e Respostas para conclusão da aula;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?

Objetivo:

Refletir sobre as desigualdades sociais, tratado no livro do profeta Amós e na sociedade atual.

Material:

01 rolo de fita crepe ou durex colorido

01 caixa de chocolate

Procedimento:

– Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.

Solicitem para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.

– Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos e oportunidades para todos.

Peçam para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).

– Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.

– Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza não caberá! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.

Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no quadrado maior.

Para os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.

– Agora, perguntem para os dois grupos:

Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?

Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito e a grande maioria que sofre injustiça social.

– Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema tratado no livro do profeta Amós.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...