Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

“Esgotamento pastoral é uma das causas do suicídio”, diz Augustus Nicodemus

Pastor presbiteriano já foi diagnosticado com Síndrome de Burnout

Augustus Nicodemus. (Foto: Reprodução / Facebook – Augustus Nicodemus)

- EBD INTERATIVA -

O reverendo Augustus Nicodemus Lopes, da Igreja Presbiteriana de Recife (PE), revelou que a agenda intensa a que ele era submetido o levou a um estágio de esgotamento, um cansaço intenso que tem acometido muitos pastores no país.

O cansaço agudo atingiu o pastor há dois anos, quando ele liderava a igreja em Goiânia (GO) e era responsável por muitos ministérios, além de seus compromissos como escritor, atendimento pastoral e ainda o compromisso com a família.

“Eram três expedientes, de manhã, de tarde e de noite. E muitas viagens, dentro do Brasil e muitas vezes em situações muito difíceis”, afirma ele dizendo que essas viagens eram longas e muito cansativas. “Fiz isso durante muitos anos e o combustível emocional e mental foi terminando e eu fui diagnosticado com síndrome de Burnout”, um distúrbio que esta semana foi classificado como doença pela Organização Mundial de Saúde.

A doença trata-se de um esgotamento físico e mental intensos, cujos sintomas são cansaço excessivos, insônia, estresse, estados depressivos, alterações no apetite, dores de cabeça, pressão alta, dores musculares, entre outros.

Nicodemus Lopes não é o único pastor a confessar que sofreu com esgotamento pastoral. A pastora e cantora Fernanda Brum também sofre deste problema e por várias vezes precisou cancelar apresentações e ministrações para poder descansar e recuperar suas forças.

Há muitos outros líderes religiosos que não conseguem reduzir o ritmo de seus trabalhos, pois têm medo de serem substituídos ou que tomem decisões que ele não esteja de acordo.

“Esse pastor gasta toda a energia que ele tem e entra nessa fase de apatia, depressão e a qualidade do ministério dele vai diminuindo, minguando e ele vai perdendo a motivação. E esse pode ser uma causa para o suicídio pastoral”, entende o reverendo.

Em entrevista ao canal Dois Dedos de Teologia, o reverendo falou sobre esgotamento pastoral e fez uma ligação com apóstolos e personagens bíblicos que também estiveram expostos a problemas do tipo. Nicodemus também fala sobre a importância do descanso.

“Se a gente trabalhar seis dias e descansar um, a gente tira esse Burnout, há uma sabedoria nisso”, declarou.

Fonte: GOSPEL PRIME

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...