Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jovens – Eu Creio – Lição 10: Eu Creio que posso fazer a diferença (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

Observação importante:

Caso vocês ensinem em uma classe composta por mulheres ou mista, não se esqueçam de homenagear as mulheres pelo seu dia – 08 de março. Para isto, organizem o tempo de aula, separando um momento final para este fim.
Vejam, na categoria “Dinâmicas para Eventos Femininos”, sugestões de homenagem. Há 07 dinâmicas, escolham uma para homenagear suas alunas!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Eu Creio que posso fazer a diferença.
– Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Pertenço ao Reino”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa e contextualizada.
– Organizem, com seus alunos, 02 ações:
Uma evangelizadora: pensem em formas de evangelizar para executar durante a semana.
Uma social: para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção!
Alguns pontos devem ser observados no momento da preparação da aula:
– Leiam a lição pelo menos 02 vezes, com uma semana de antecedência.
– Nesta leitura, observem o que há de mais importante. Escrevam pontos que mais chamou sua atenção e são relevantes para sua turma.
 – Pesquisem em outras fontes sobre o tema da aula.
– Organizem um roteiro para trabalhar o tema, contextualizando-o para o tipo de aluno que você ensina.
– Tenham cuidado com o tempo da aula e as atividades que serão realizadas.
– Procurem meios para dinamizar aula, para isso vocês devem estar estimulados e motivados a mudar a rotina das aulas, além de entender que ensinar não é uma atividade unilateral.
 Preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes! Dessa forma, haverá facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem e participação dos alunos. Com certeza, os resultados aparecerão!
“Se é ensinar, haja dedicação ao ensino”. Rm 12.7b

Dinâmica: Pertenço ao Reino

Objetivo: Enfatizar a importância de pertencer ao reino de Deus, cumprindo a missão evangelizadora e social.

Material:
O1 quebra-cabeças com figura de Igreja
Colem a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças do quebra-cabeça de acordo com o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
– Distribuam as peças para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça).
– Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
– Após a montagem, perguntem: O que vemos?
Um quebra-cabeça com uma figura de igreja.
Cada parte desta figura foi colocada por vocês.
– Depois, trabalhem as seguintes ideias:
Você é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus.
Uma peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo.
Reforcem a importância do jovem estar reunido numa igreja local, para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos, comunhão com o Senhor.
– Agora, enfatizem a importância de está inserido na Igreja como parte integrante do corpo de Cristo e participar das atividades do reino, cumprindo a missão evangelizadora e social.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
1 comentário
  1. Natieli de Paula Diz

    Poxa, muitobacana esta e outras dinâmicasque pude acompanhar, parabéns Sulamita! Mas aí vai uma dica: programem outros subsidios como os slides da aula para adultos, ou videos de referência. Sugestões de textos para pré-leitura e (ou) para serem repassados aos alunos… Ainda assim, muito obrigado pelo suporte publicado toda semana. Abraços efique na paz do Senhor!

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...