Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Juvenis – Lição 08: Ser ou Ter? Eis a questão! – Dinâmica

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:









– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem que o tema da aula será sobre o consumismo sob a influência da mídia.
– Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Cabo de Guerra”.
– Em seguida, trabalhem outros pontos levantados na lição, que não foram abordados na dinâmica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Cabo de Guerra

Objetivo: Refletir sobre o cuidado que devemos ter para que não sejamos escravos dos apelos da mídia, evitando assim o consumismo.

Material: uma corda, palavras digitadas: CONSUMO, CONSUMISMO, VOCÊ.

Procedimento:
– Falem para os alunos sobre uma brincadeira por nome “cabo de guerra”, que consiste em duas equipes segurar uma corda, cada uma numa extremidade oposta, vencendo aquela que puxar a outra até que ultrapasse a marca traçada no chão, equivalendo a metade da corda.
– Então, realizem a brincadeira, tendo todo cuidado para que os alunos não se machuquem ou caiam.
– Depois, façam uma simulação dessa brincadeira, com algumas modificações:
. Escolham dois alunos para puxar a corda, um de cada lado.
. Coloquem de um lado da corda a palavra “CONSUMO” e do outro lado “CONSUMISNO”.
. No meio da corda, coloquem a palavra “VOCÊ”.
– Marquem a metade da corda, com um traço no chão ou utilizem um objeto para esta demarcação.
– Falem apontando para o cabo de guerra: Nós somos bombardeados diariamente com apelos da mídia ou outros meios, que procuram convencer-nos em adquirir algo que muitas vezes nem precisamos, tornando-nos consumistas, e muitas vezes comprar além do que cabe no nosso orçamento (nesse momento, peçam para que o aluno que está a corda onde está a palavra CONSUMISMO puxe a corda até ultrapassar a metade marcada no chão, demonstrando a ultrapassagem do limite); peçam para que o aluno caia no chão(sem se machucar) demonstrando que o consumismo traz sérias consequências ao indivíduo.
Por outro lado, também há o bom senso na realização das compras, atendendo as nossas necessidades ou mesmo investimento em algo e no reino de Deus, caracterizando o consumo com equilíbrio, responsável e consciente( agora o aluno que estiver segurando a corda onde está a palavra CONSUMO, deverá puxar a corda até a marca do meio). O aluno deverá ficar em pé, demonstrando assim equilíbrio no ato de comprar.
– Em seguida, perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já se endividaram por causa de compras exageradas? Que consequências surgiram?
Aguardem as respostas.
– Para concluir, leiam I Tm 6. 9 e 10. Depois, enfatizem o cuidado que eles devem ter para que não sejam escravos dos apelos da mídia.

Por Sulamita Macedo

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...