Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

LIÇÃO 11 – DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS, UM DOM IMPRESCINDÍVEL

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues

Texto: Atos 16.16-22

Introdução: O discernimento dos espíritos é um dos dons espirituais concedidos aos crentes, em Jesus; ele nos capacita a distinguir o real do aparente e a verdade da mentira. O discernimento espiritual capacita a pessoa que tem o dom a identificar os tipos de espíritos que se manifestam em uma determinada situação. … Nestes casos, uma pessoa com o dom de discernimento espiritual saberá dizer se uma certa atitude vem do Espírito Santo ou da vontade humana. Conheçamos então esse dom.

I – DISCERNIR E DISCERNIMENTO

1. O verbo `discernir`: O discernimento espiritual capacita a pessoa que tem o dom a identificar os tipos de espíritos que se manifestam em uma determinada situação. … Nestes casos, uma pessoa com o dom de discernimento espiritual saberá dizer se uma certa atitude vem do Espírito Santo ou da vontade humana.

1.1. Anakrino (Gr): perguntar, interrogar, investigar, examinar (Lc 23.14: At 17.11) Discernimento (1Co 2.14,15)

1.2. Diakrino (Gr) : Discernir (1Co 11.29)

2. O substantivo `discernimento`

2.1. Doakrisis

. `briga, julgamento` (Rm 14.1)

. `distinção`: onde se julgam pelas evidências de os espíritos são malignos ou se provém de Deus (1Co 12.10)

. `discernir entre o bem e o mal (Hb 5.14)

3. Atualidade

3.1. As falsas imitações

. Através de falsos profetas (Dr 13.1-3)

. Os agentes de Satanás se transformam em anjos de luz (2Co 11.13-15)

. A intenção é enganar (Mt 24.24)

. Isso mostra a importância de ter o discernimento (1Co 12.10)

discernimento espiritual capacita a pessoa que tem o dom a identificar os tipos de espíritos que se manifestam em uma determinada situação. ..Nestes casos, uma pessoa com o dom de discernimento espiritual saberá dizer se uma certa atitude vem do Espírito Santo ou da vontade humana.

II – A ADIVINHADORA DE FILIPOS

1. Uma avaliação sensata

1.1. A mensagem não era da própria jovem, mas, do espírito que a oprimia (At 16.17)

. Satanás é o pai da mentira (Jo 8.44)

. Satanás é o principal opositor de Deus (At 13.10)

2. O espírito de adivinhação

2.1. A jovem tinha um ‘espírito de adivinhação’ (At 16.6)

2.2. Era uma jovem ‘pitonisa’.

. Piton: sacerdotisa de Apolo; vidente; (jocoso) bruxa. (dic. Priberam)

. A Bíblia nos orienta a não buscar adivinhadores (Lv 19.31; 20.6)

. É aplicado à feitiçaria de En-Dor (1Sm 28.7,8)

3. Adivinhação ontem e hoje

3.1 A arte divinatória entre as nações

. Entre os cananeus era comum a arte divinatória (Dt 18.14)

. Entre os egípcios era comum a arte divinatória (Is 19.3)

. Mas, em Israel não devia existir adivinhadores

3.2. A adivinhação entra na prática da ‘idolatria’ (Ap 21.8; 22.15)

3.3. Tais práticas envolvem direta ou indiretamente, magia, astrologia, alquimia, clarividência, tarô, búzios, quiromancia, necromancia, numerologia etc.

3.4. A adivinhação prevê o futuro por meio de:

. intuição

. explicação de sonhos

. cartas

. leitura de mãos etc.

III -– O QUE A BÍBLIA NOS ORDENA A JULGAR

A palavra “julgar” segundo o dicionário significa: “emitir parecer, opinião sobre (alguém ou alguma coisa); formar conceito ou opinião” (HOUAISS, 2001, p. 1691). 

A Bíblia nos exorta a submetermos ao julgamento as seguintes coisas. 

Vejamos:

1- Julgar as profecias. 

-Desde o AT que Deus ensinou o seu povo a julgar as profecias (Dt 18.20-22). No NT, há o mesmo direcionamento. 

-Na igreja de Corinto, por exemplo, onde os dons espirituais eram abundantes (1 Co 1.7); e, faziam parte regularmente dos cultos (1 Co 14.26). Quanto ao dom de profecia, o apóstolo orientou aos que profetizavam que falassem um após o outro e que a igreja julgasse o conteúdo das profecias (1 Co 14.29). 

-A palavra “julgar” usada por Paulo aqui neste texto é a expressão grega “diakrinetosan” que significa “discernir”. Mas, que aspectos devemos julgar? Notemos alguns: 

a) a mensagem glorifica a Deus? (1 Co 10.31); 

b) a mensagem está de acordo com as Escrituras? (1 Pd 4.11); 

c) a mensagem edifica a igreja? (1 Co 14.3,4,5,12,17,26); 

d) a pessoa que profetiza se submete ao julgamento dos outros? (1 Co 14.29);

e) a pessoa que profetiza está no controle de si mesmo? (1 Co 14.32); e, 

f) a pessoa que profetiza é submissa a Palavra de Deus e a autoridade pastoral? (1 Co 14.37).

2-Julgar a mensagem pregada. 

-Satanás também cria doutrinas heréticas com a finalidade de destruir a pureza doutrinária da igreja, levando-a a apostasia. Sabedor disto, Paulo exortou aos presbíteros de Éfeso (At 20.28), e previu, pelo Espírito Santo, que isto ocorreria em maior abundância nos últimos dias (1 Tm 4.1-3). 

Paulo elogiou a igreja de Bereia, que examinava as Escrituras para ver se o que ele estava falando era de fato a verdade (At 17.11). A igreja de Éfeso foi grandemente elogiada por Jesus, pelo fato de ter rejeitado a mensagem dos falsos apóstolos (Ap 2.2-b). 

Exortando as igrejas da Galácia, que estavam sendo seduzidas por heresias, o apóstolo Paulo disse: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl 1.8).

3- As manifestações espirituais. 

Não podemos ignorar que o homem (At 8.8-11; 13.6) ou mesmo Satanás e os demônios (Mt 24.24; 2 Ts 2.9; Ap 16.14; 19.20) podem realizar coisas que se assemelham as operações miraculosas, com o intuito de enganar as pessoas e induzi-las ao erro. Diante disto, necessitamos “provar os espíritos” (1 Jo 4.1). À semelhança do metalúrgico que testa a integridade do metal por meio do fogo, testar a mensagem com a verdade apostólica, para saber qual o espírito que está por trás dela. Na década de 70 um homem dizendo- se missionário viajou norte e Nordeste enganado. Chegando em um determinado estado o pastor ao avista-ló recebeu o discernimento e disse esse moço não é missionário coisa nenhuma é um ladrao. Após entrevista foi constado, era um ex presidiário que lia o mensageiro da paz e contava os testemunhos ali escritos.

Conclusão: Os espíritos, como menciona a passagem de 1Co 12.10, são de três categorias: o espírito divino, o angelical e o humano, sendo que o angelical pode ser da parte de Deus, ou das trevas. O termo discernir, no original, significa “ver aquilo que está em oculto”. Na obra de Deus, este dom permite ao seu portador ver se o inimigo está mascarado, agindo disfarçadamente e prejudicando a obra de Deus, ou se o espírito humano está agindo de modo totalmente natural, carnal, temporal, secular. É, pois, um dom altamente defensivo para o povo de Deus que crê, busca e recebe os preciosos dons do Espírito Santo.

O fato narrado em Atos 16.16-18 é claramente um caso de operação do dom de discernimento de espíritos através de Paulo. O demônio que atuava naquela moça escrava procurou agir de forma mascarada, tentando enganar os servos de Deus, proferindo inclusive palavras elogiosas e verdadeiras em relação a Paulo e Silas, bem como a Deus mesmo, pois ele disse (por meio da moça) que aqueles homens anunciavam o caminho da salvação e, em seguida, referiu-se a Deus como “Deus Altíssimo”, reconhecendo a sua soberania sobre tudo e sobre todos. Mas Paulo logo viu que era um demônio que estava camuflado ali, e em nome de Jesus ordenou que fosse embora. Este dom do Espírito, como os demais, não agem segundo a vontade do seu portador, mas segundo a vontade de Deus e para a sua glória. Isto é, não é a todo instante que ele está em ação no seu portador, mas sim conforme a vontade de Deus.

Outrossim, o discernimento de espíritos não é simples empatia do espírito humano, mais avolumado em certas pessoas e noutras não. Certamente, o dom de que estamos tratando, discernimento de espíritos, está implícito no julgamento das profecias da igreja, como em 1Co. 14.29. Vê-se, pois, que este dom divino é de grande valia para desmascarar enganadores e falsários, que se apresentam como pessoas inofensivas, cooperadoras e santificadas, sem, no entanto, apresentarem frutos que os comprovem.

FONTE: AD ALAGOAS

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...