MARKETING PARA A ESCOLA DOMINICAL: PRIMEIRA LEITURA
1. Definição
Isto significa que, se a Escola Dominical pretende atender os seus alunos com eficácia é necessário:
(saber quem ele é)
ENTENDÊ-LO
(identificar o que ele quer, para traçar um plano de marketing)
ATENDÊ-LO
(em suas necessidades)
Portanto, está incluso nas estratégias de marketing para a Escola Dominical (ED):
b) Conquistar e Fidelizar alunos;
c) Fortalecer a imagem da ED;
d) Enfatizar os diferenciais da ED.
2. Conquistar e manter clientes.
2. Marketing Comercial e Igreja – objeto e objetivos
Propostas do Marketing Comercial
1. Agradar ao cliente.
2. Obter lucro para a empresa.
3. Mercadológico.
4. Centrado em satisfazer as necessidades materiais e efêmeras das pessoas.
3. Evangelístico.
4. Centrada em satisfazer as necessidades espirituais e eternas dos homens
3. Preparação Estratégica da Escola Dominical.
3.1. Visão Estratégica
Conclusão: A aplicação das estratégias de marketing na Escola Dominical deve ser um empreendimento organizado, projetado de acordo com as necessidades e condições da igreja.
Devemos lembrar que o pescador prudente antes de jogar as redes ao mar, verifica as condições da pescagem (Mc 1.19), a fim de que os peixes não escapem ou a rede não se rompa devido a grande quantidade de animais marinhos (Jo 21.11).
3.2. Check-list das Condições da ED.
II. Plano de Marketing
1. Composto do Marketing
(mercadoria);
Preço
(valor pago pelo bem);
Ponto-de-venda
(disponibilidade do produto);
Promoção
(estímulo à comercialização do produto).
Os 4Ps reunidos formam o composto básico do marketing (mix do marketing), mas hoje já foram acrescentados outros tantos “Ps”. Todavia, no planejamento do marketing para a Escola Dominical, os 4Ps, devem, necessariamente, transformarem-se em:
(em vez de Produto);
Valor
(no lugar de Preço);
Comunicação
(em vez de Promoção);
Acessibilidade
(no lugar de Ponto-de-venda).
2. Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico de Marketing orientado para a Escola Dominical envolve as seguintes atividades:
2. Análise da atual situação da ED;
3. Formulação de objetivos;
4. Formulação de estratégias;
5. Implementação, feedback e controle;
6. Orçamento.
3. Divulgação da ED
A divulgação tem dupla finalidade:
(para que ela possa conquistar novos alunos e manter os que já tem);
(2) consolidação e fortalecimento da imagem da ED.
3.1. Propaganda
Uma boa propaganda deve interessar, persuadir, convencer e levar à ação. Para que um anúncio cumpra a sua missão é necessário o apelo a uma necessidade, despertando ou criando o interesse (alguns preferem “desejo”). A forma de comunicação mais acessível à ED são:
b) internet (marketing digital);
c) rádio;
d) mídia exterior (banner, adesivos, etc.),
e) jornais locais, revista (outros: outdoors, televisão).
3.2. Marketing Direto
(2) ativação e manutenção de relacionamento contínuo com pessoas já conquistadas.
telemarketing ativo, eventos reservados, newsletters, marketing de database etc.
3.3. Invista na Imagem de seus Professores
3.4. Eventos.
Esses eventos incluem:
chás ou café literário; comemoração de datas festivas.
Por fim, encerro o nosso post introdutório solicitando-o que leia o nosso artigo: Como organizar um evento educacional na Igreja local.
Autor: Pr. Esdras Costa Bentho
Fonte: http://teologiaegraca.blogspot.com.br/2012/01/marketing-para-escola-dominical.html