Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Parte dos protestantes alemães não tem fé bíblica, diz pesquisa

No berço do protestantismo, 23% dos consultam o horóscopo, cartas de tarô ou cartomantes e 9% dizem que raramente oram diariamente.

Bíblia cristã. (Foto: Pixabay)
Bíblia cristã. (Foto: Pixabay)

Dados do Centro de Pesquisas Pew revelam que protestantes e católicos na Alemanha seguem “crenças e comportamentos religiosos cristãos tradicionais” a taxas muito semelhantes: ambos dizem que raramente oram diariamente (7% dos católicos, 9% protestantes) ou acreditam em Deus com absoluta certeza (11% e 12%).

Além disso, os alemães que se autodenominam protestantes são mais propensos do que os católicos a seguir as práticas e crenças da Nova Era. Mais de 30% dos protestantes alemães acreditam em astrologia, enquanto apenas 23% dos católicos acreditam.

Cerca de um quarto dos protestantes consultam o horóscopo, cartas de tarô ou cartomantes (23%), em comparação com 16% dos católicos. A pesquisa não diz quantos desses protestantes alemães são evangélicos e em que eles acreditam especificamente.

Declínio do protestantismo

Embora a Alemanha seja o berço de Martinho Lutero e da Reforma Protestante, desde meados do século 20, o país tem visto uma dramática mudança para longe do protestantismo. O declínio foi maior do que o que ocorreu entre os católicos. Pela primeira vez na história do país onde a Reforma começou, há mais católicos do que protestantes; e em breve, haverá mais muçulmanos.

Em 60 anos, a proporção dos que se autodenominam protestantes caiu 30 pontos percentuais, enquanto a parcela de católicos caiu 7 pontos, segundo uma nova pesquisa da Pew Research. Também tem havido uma crescente participação de religiosos não afiliados, que responderam por 30% dos alemães em 2010, em comparação a menos de 4% em 1950.

Uma pesquisa recente do Pew também mostrou que a proporção de muçulmanos na Alemanha vem crescendo, em grande parte à imigração.

As duas Alemanhas

De acordo com uma pesquisa feita pelos estudiosos de religião e sociologia da Universidade de Münster, na Alemanha, Detlef Pollack e Olaf Müller, em 2013, “o declínio nacional dos protestantes alemães também é aparente ao olhar separadamente para a Alemanha Oriental e Ocidental. (que reunificou em 1990) ”.

A Alemanha Oriental era predominantemente protestante quando o país foi formado em 1949, e seu declínio “é amplamente considerado como resultado da perseguição, repressão e marginalização da religião durante as quase quatro décadas de regime comunista”.

As razões dos declínios mais acentuados entre os protestantes na Alemanha Ocidental incluem “uma forte identidade católica forjada a partir de anos de existência como religião minoritária e diferenças doutrinárias sobre a salvação que tornam o envolvimento formal da igreja mais necessário para os católicos do que para os protestantes”.

Fonte: Guiame

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...