Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema a união.
– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A União faz a Força”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A união faz a força
Objetivo: Refletir sobre a união.
Material:
01 rolo de barbante fino
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Entrem também no círculo e mostrem um rolo de barbante fino, daquele tipo que facilmente se quebra.
– Falem: vou passar este rolo de barbante para o aluno da minha direita e ele vai tirar um pedaço de barbante do tamanho que desejar. Isto deve acontecer até que todos tenham um pedaço de barbante.
– Depois, peçam para que os alunos quebrem o barbante em 03 pedaços, sem dobrá-lo.
– Agora, peçam para que unam os 03 pedaços e tentem quebrá-lo.
– Observem as tentativas, certamente alguns não conseguirão e outros terão dificuldade, mas vão conseguir.
– Então leiam: “… o cordão de 03 dobras não se quebra tão depressa” Ec 4.12b.
– Em seguida, falem sobre a importância da união.
– Agora, peçam para que todos os alunos unam apenas 01 parte do barbante aos dos colegas. Peçam para que alguns alunos tentem quebrá-lo.
– Reforcem a ideia da união, pois juntos venceremos.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.