Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

RELEVÂNCIA DO PLANO DE AULA

Fontes do Ensino
“Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós,  e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Cl. 1:9,10.

- EBD INTERATIVA -

Abrindo a porta da Palavra
“Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pela qual estou também preso;Para que o manifeste, como me convêm falar.”
Cl. 4:3,4
 
Planejamento conceito
 
Conceito
Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.
 
Definição
Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada.
Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.
 
Planejamento
 
Quem utiliza?
Engenheiros -> Projeto
Administradores-> Planejamento Estratégico
Exército -> Tática de Guerra
Equipes Esporte -> Treinam antecipadamente
Orquestra -> Ensaia
Governo -> Orçamento
Professores -> Plano de Aula
Palavras de Jesus sobre Planejamento
“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” 
Lucas 14:28-30
Planejamento de Ensino
Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino. 
Marcos Tuler
Motivos para Planejar
Organiza
Dá senso de direção
Ajuda a progredir
Ajuda na seleção do material e atividades
Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem
Motiva os alunos a estabelecerem alvos
Encoraja o professor
Plano de Aula
Plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.
Preparação do Professor
GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento da Bíblia, capacidade de domínio das leis do  ensino e da aprendizagem.(I Pe. 3:15)
ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado da lição bíblica a ser conduzida. (Rom. 12:7)
Fases do Planejamento L.I.D.E.R.A.R
 
Leitura da Lição
Identificação do tipo da lição (Teórica ou Prática);
Definição dos objetivos e metas a serem atingidas;
Escolha do Método (Seminário, preleção, debates, grupos, etc.) e materiais.
Recolhimento de Dados e informações sobre o tema.
Análise do tempo para cada tópico da lição
Resumo: Conclusão, aplicando a lição à vida do aluno.
Semana de Planejamento
 
Domingo: Ler – Leia a lição da semana e faça um estudo geral de todo o texto.
Segunda: Sumário – Leia novamente o texto bíblico e decore o Texto Áureo e a Verdade Prática. Leia várias vezes os objetivos
Terça: Histórico – Releia toda a lição e recorde o texto bíblico. Verifique o momento histórico do texto.
Quarta: Pessoas – Verifique o nome de cada pessoa inserida na lição.
Quinta: Geografia – Estude os lugares mencionados da lição. Aprenda a pronunciar seus nomes corretamente. Pesquise me mapas bíblicos.
Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente.
Sábado: Aplicação – Releia suas anotações sobre a lição  e elabora o método de explanação.
Domingo: Leia outra vez a lição e ore a Deus pedindo uma boa aula.
Execução do Plano de Aula
 
Exploração do assunto
Discorra sobre o assunto tópico por tópico
Pergunte, responda, verifique a aprendizagem.
Faça com o aluno faça uma auto-análise diante do tema
Conclusão
Feche o assunto
 
Avaliação do Plano de Aula
O Plano foi completamente executado?
Atingiu os objetivos?
Seus alunos estavam interessados na aula?
Onde houveram falhas?
O tempo foi suficiente?
Efetuar mudanças no próximo?
Vantagens do Plano de Aulas
 
1 Fixa bem a lição na mente do professor. 
2. Dá ao professor um plano de operação. 
3. Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada. 
4. Inclui participação planejada. 
5. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista. 
6. Evita surpresas.
Resultados do Não-Planejamento
 1. Rodeios – narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a lição. 
2. Lição inacabada – falta de um plano de aula, incapaz de acabar a lição. 
3. Judeu errante – vagueando sem ponto de referência e direção. 
4. Desmotivação do Aluno.
 

A Palavra-chave do Professor 

 R e s p o n s a b i l i d a d e 
Ensinar as crianças nos seus primeiros anos de vida.(“Ensina a criança no caminho em que deve andar…”)
Educar adolescentes, em plena fase de dúvidas e indagações, onde uma resposta pode mudar o curso de sua vida espiritual.
Ensinar aos jovens, cujo aprendizado será propagado.
Ensinar ao novos convertidos o “leite racional.”
Ministrar aos irmãos e irmãs que repassa tais ensinamentos aos seus familiares

 

Fonte:: http://valorizeaebd.blogspot.com/p/plano-de-aula.html#ixzz4tnbkSqfh

 

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...