Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Escola de samba desrespeita a fé cristã e sugere que Cristo foi derrotado pelo Diabo

A Escola de samba da torcida corintiana “Gaviões da Fiel”, desfilou neste domingo (03/03/19) pouco antes das 6 horas da manhã, no Sambódromo do Anhembi – São Paulo, com reedição do samba enredo “A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente”. Em 1994, a escola foi campeã com este samba enredo e desde então, a canção do “cigarrinho” vem sendo cantada por torcedores durante partidas do Corinthians.

Apesar dos organizadores afirmarem que o tema era sobre o tabaco, alguns dos principais carros alegóricos exibiam claras representações anticristãs, sincretismo religioso e apologia ao poder das trevas. Dentre as alegorias, o primeiro carro ostentava um demônio, uma serpente e um gavião. O terceiro carro exibia uma escultura gigante de Oxalá, com pretos velhos e Exus e um enorme São Jorge, padroeiro do clube e da escola de samba.

Nesta mesma linha, a escola fez várias apologias a entidades contrárias a fé cristã. Por exemplo, o segundo casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira representavam os “espíritos” Zé Pelintra e Pomba-Gira comumente “incorporados” em terreiros de umbanda. Além disso, os Gaviões da Fiel formaram alas encenando marinheiros portando escudos grafados com a expressão “saravá” e crianças representando os exus e pomba-gira.

No desfile a escola também exibiu uma gigantesca escultura de “Santo Antão” que segundo a lenda era um árabe cristão. Antão teria recebido a visita de uma serpente, feito amizade com ela e a alimentado. Contudo, a serpente fiel a sua natureza maléfica acabou por picar seu anfitrião. Indignado e sentindo-se enganado e traído Antão chupou o veneno e o cuspiu na areia, de onde teria nascido o primeiro pé de tabaco.

O ponto polêmico do desfile foi à representação da ‘batalha do bem contra o mal’ onde um dos passistas encenando Cristo foi confrontado, humilhado, pisado e vencido por Satanás. Embora a cena seja nítida, durante o desfile comentaristas da rede Globo, amenizavam a afronta ao cristianismo e afirmavam que na verdade, o ator não interpretava Cristo, mas Santo Antão em referência a luta do homem vencido pela tentação.

O problema é que o argumento que minimiza a intolerância religiosa não se sustenta pela seguinte razão: a alegoria do “Santo Antão” exibe um homem careca, usando uma vestimenta longa e uma estola sacerdotal, uma figura bem diferente encenada pelo passista que enfrenta as hostes espirituais ostentando uma longa cabeleira, carregando uma coroa de espinhos na cabeça e vestindo um pedaço de pano amarrado ao quadril.

Tal questão foi esclarecida pelo próprio coreógrafo da escola, Edgar Junior, que afirmou logo após o desfile numa entrevista a Globo, que realmente a figura era de Jesus e que planejou esse embate, com a derrota do Cristo, para mexer com a fé cristã. “O foco era esse mesmo, era chocar. Essa comissão de frente foi incrível…. e alcançou nosso objetivo, que era mexer com essa polêmica entre Jesus e o diabo, com a fé de cada um”, declarou o coreógrafo.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: afrontar publicamente a fé alheia não se trata de intolerância religiosa? O samba enredo faz clara alusão aos cultos não cristãos. Uma das estrofes diz: “acende a chama no terreiro de iá iá. É a força da magia que me arrepia… saravá, saravá”. A mensagem subliminar evidencia que invocar e servir espíritos são algo superior ao Evangelho de Cristo? Que os demônios prevalecem contra Deus e seus anjos?

Convém salientar, para os falto de entendimento, que a liberdade de fé, de crença e também de expressão são direitos constitucionais. E, portanto, não é esta a questão discutida nesta postagem. Discute-se a falta de respeito, a intolerância, o silêncio das autoridades e o conformismo dos líderes religiosos. Onde estão os progressistas e pós-positivistas do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional? O respeito cabe apenas para um dos lados?

 “não sejamos vencidos por Satanás; porque não ignoramos os seus ardís” (2Co 2.10-11).

Pense Nisso!

Douglas Roberto de Almeida Baptista

Fonte CPAD News

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...