Jovens e Adultos – Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja Lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos – Aula Dinâmica

0
Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
1 – Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?

2 – Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

– Tema: Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja.

– Capa:
O que vemos?
01 figura de uma pessoa, representando Jesus.
01 jarro
Água
Pés de uma pessoa
O que isto tem a ver com o tema?
Refere-se ao momento quando Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade que devemos ter.

 Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
 Lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:
Vocês leem o título da lição e um aluno ler a verdade prática.

3 – Em seguida, utilizem a dinâmica “Viajando para Filipos”.

4 – Agora, trabalhem a lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos.
Antes da aula:
– Façam uma cópia da carta aos Filipenses, escrevam a data 60 a 63 d.C., e o local de onde foi escrita – Roma e coloquem dentro do envelope.
Escrevam o nome Paulo no remetente.
O destinatário: Igreja de Filipos
Durante a aula:
– Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
– Solicitem que os alunos abram a Bíblia na carta de Paulo aos Filipenses e façam um pequeno “tour” pela carta.
Leiam as epígrafes de cada bloco de versículos.
Falem sobre a quantidade de capítulos que são 04 e conclamem os alunos para que leiam esta carta durante esta semana que se inicia.
Lembrem-lhes de que há um versículo muito conhecido e citado nesta carta – Fp 4.13.
– Depois, apresentem um mapa e mostrem a localização da cidade de Filipos e falem que hoje neste local está a Turquia.




Leiam o texto pedagógico “A utilização de mapas nas aulas da EBD” e saibam como utilizar esta ferramenta a favor do ensino e da aprendizagem.
– Apresentem as características da cidade.
– Falem como o evangelho chegou a Filipos através de Paulo.
– Para concluir,  pequem e abram o envelope, apresentem as informações contidas na carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico

A utilização de mapas nas aulas da EBD

Os mapas são representações do espaço geográfico, geralmente planos, e também de aspectos históricos e servem de ferramenta de ensino para contextualizar o tema em estudo, promovendo facilitação no processo de ensino e aprendizagem.
A utilização de mapas nas aulas da EBD é importante quando há necessidade de apresentar cidades, localidades específicas ou fatos ocorridos nestes locais, tornando a apresentação documentada, atraindo a atenção dos alunos e aumentando a retenção do tema em estudo.

Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
1 – Apresentar um mapa e apontar para o local que você deseja mostrar para os alunos, utilizando uma caneta ou um apontador específico. A caneta servirá apenas para apontar e não para riscar, lembrem-se de que os mapas precisam ser bem utilizados para que possam ser usados muitas vezes.

Exemplo:
Apontar para o rio Jordão e falar: foi neste rio que Jesus foi batizado.
Apontar para o deserto da Judéia e falar: após o batismo, ele foi para o deserto da Judéia, onde foi tentando por 40 dias.
Apontar para a Galiléia e falar: Ele voltou para a Galiléia e iniciou seu ministério.

2 – Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
Organizem os alunos ao redor do mapa.
Falem o nome de uma cidade e peçam para que os alunos apontem no mapa.
Exemplo: Procurar a cidade de Filipos, falar das características da cidade e informar que hoje neste local se situa a Turquia.

3 – Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno que servirá de referência e nomes de cidades digitados.
Vejam como fazer, observando este exemplo:
Colocar no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Colocar no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Fazer a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio Jordão.
Colocar o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava, como também o lugar da crucificação e ressurreição.

4 – Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
Exemplo: Trabalhar acerca dos fatos sobre Jesus, utilizando o caminho formado pelos pés, com nomes das principais cidades ou milagres, observando um mapa.

5 – Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
          Alguns cuidados que devem ser observados com os mapas:
Os mapas devem ser bem guardados, de preferência numa pasta; os que são grandes, normalmente são dobrados e para que não se desgastem nas dobras, é recomendável passar um durex transparente largo na parte posterior do mapa.  Há mapas que são organizados em álbuns espiralados e para uma boa conservação é necessário colocá-los numa pasta grande.
Que tal escolher uma destas formas de uso de mapa na próxima oportunidade, nas aulas da Escola Bíblica Dominical?


Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Viajando para Filipos

Objetivo: Sensibilizar os alunos a participar da EBD para aprender sobre a carta de Paulo ao Filipenses.

Material:
01 barco pequeno de papel ou madeira
01 mala pequena
¼ de uma folha  de papel ofício para cada aluno e caneta

Procedimento:
– Falem: Vamos começar uma viagem com destino a Filipos, que terá duração de 03 meses(período de estudo das lições do trimestre).
– Falem: Todos são convidados a participar desta viagem, tendo como meio de transporte um navio, no mar Mediterrâneo, tendo como companheiro o apóstolo Paulo. Neste momento, apresentem o barco.
– Falem: Para viajar, é necessário apresentar um ingresso, que é gratuito, mas deve ser mostrado todos os domingos – a sua presença na aula e interesse por aprender.
– Apresentem uma mala e falem: Vamos arrumar a bagagem?
– Perguntem: Que tipo de atitude não pode faltar nesta viagem, para colocarmos nesta mala?
Entreguem para cada aluno um pedaço de papel para que escreva a resposta.
As respostas certamente vão girar em torno de: coragem, fé, disposição para aprender, não faltar a EBD, persistência, comprometimento, oração, leitura bíblica, organização pessoal para participar da EBD, motivação etc.
As respostas devem ser colocadas dentro da mala.
– Para concluir, falem: Lembrem-se o horário de partida será às 9:00 horas de cada domingo, no porto da EBD. Tenham uma boa viagem!


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!