Jovens e Adultos: Lição 10: Cumprindo as Obrigações diante de Deus – Dinâmica e Fim de Trimestre

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, iniciem o estudo da lição.
 – Falem: A lição de hoje tem como título Cumprindo as Obrigações diante de Deus”
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
– O item I vai tratar sobre as obrigações do cristão em dois aspectos. Neste item há uma referência a prioridade que deve ser dada ao reino de Deus.

Sugiro a utilização da dinâmica “Primeiro as Primeiras Coisas”, para trabalhar este tema das prioridades associada ao tema da Liturgia do item II. Então, fica a critério de vocês o momento de aplicar esta dinâmica, após o item I ou depois do item II.
– O item II da lição vai tratar sobre Liturgia e o comportamento do cristão como adorador neste momento do culto.
Inicialmente é interessante explicar o que é “liturgia”.
Depois, perguntem: Quais as partes da liturgia do culto?
Aguardem as respostas.
Reflitam sobre a liturgia do culto que vivenciamos hoje.
Em seguida questionem sobre a liturgia ideal x a liturgia real. Acrescentem informações sobre os modismos litúrgicos e, para tanto, realizem uma pesquisa sobre isto.
– No Item III e no Item IV, o estudo será sobre a Transcendência e a Imanência de Deus, respectivamente.

Escrevam estes nomes no quadro ou cartolina e procurem explicar o que significa estas palavras. Em seguida, trabalhem o conteúdo proposto.

– Para concluir a aula, utilizem o texto “Maravilhe-se e Adore”, que proporcionará a reflexão de atitudes de adoração, maravilhando-se diante dos atos poderosos de Deus.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Vejam no final da postagem uma sugestão de atividade para

o encerramento do trimestre! 

 Dinâmica: Primeiro as Primeiras Coisas
Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na liturgia do culto.
Refletir sobre as prioridades nas nossas vidas.

Material:
– 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
– Aproximadamente ½ kg de arroz cru
– 04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Procedimento:
Observação Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
– Perguntem:
Quais as partes principais do culto? Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
– Falem: Este vaso representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais do culto.
– Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).


Coloquem , com cuidado, o arroz até a borda. Agora falem: esta parte de arroz representa as outras partes do culto, além daquelas já apontadas como prioridades. Leiam: I Co 14.40.
– Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?
 Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente os cânticos), ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
– Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na liturgia do culto.
– Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas. O que temos como prioridade? Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.


Texto de Reflexão: Maravilhe-se e Adore        
Nunca perca a capacidade de maravilhar-se diante de Deus, ou você perderá a motivação para adorá-Lo. Se você não acreditar que Deus é todo-poderoso, onipresente e acessível, viverá em um estado de ansiedade, acreditando que tudo depende de você.
Isto fará com que você se encolha e deixe de compartilhar a sua fé com medo de ser ridicularizado e de não encontrar as palavras certas. Você deixará de ser generoso porque a fonte da sua segurança estará em si mesmo.


Você evitará confrontar aqueles que precisam ser confrontadas, porque quando não tem certeza da aceitação de Deus, você se torna um escravo da opinião das pessoas.
            Vivemos em uma era que encoraja o cinismo e desencoraja a nossa capacidade de nos maravilharmos com qualquer coisa. Reduzimos nosso poder de nos impressionarmos e maravilharmos, mas bem lá no fundo ainda desejamos ardentemente sentir estas coisas. Quando você reduz o seu conceito de Deus, para encaixá-Lo no seu próprio racionalismo, você ora sem fé, trabalha sem paixão, serve sem alegria e sofre sem esperança. E o resultado é o medo, fuga e perda de visão.
            Mas há uma coisa que é garantida para restaurar o seu entendimento do quando Deus é grande – a adoração. Deus nos criou para que quando experimentamos algo que nos deixa maravilhados, tenhamos necessidade de louvá-lo, envolvê-lo com palavras…  Sem adoração, a nossa percepção Dele é muito incompleta; nós nos esquecemos de que ele é grande, negligenciamos nosso chamado e ficamos envolvidos com nós mesmos. Perdemos a capacidade nos maravilharmos e de sermos gratos nos fatigando enquanto passamos pela vida em alerta e acabamos confiando em nós mesmos, ficamos obstinados e orgulhosos.
Então, que todos os dias possamos fazer uma pausa e dizer como o salmista: “Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés…” Sl 99.5.
Fonte: A Palavra para Hoje(06.01.2011)

Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre – 2013
Lição de Jovens e Adultos

Sugiro uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem fazer adaptações e executar algumas atividades desta gincana

A gincana pode ser realizada:
 – Entre todas as classes da lição de jovens e adultos
– Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02  grupos
– Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
– Com uma comissão julgadora ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará a execução das tarefas.

Tarefas
1 – Apresentar figuras
Apresentar figuras que representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas das lições.
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de figuras e a explicação correta.

2 – Encenar
Cada grupo deverá fazer encenação de forma rápida das seguintes passagens de Provérbios:
Provérbios 22.13
Provérbios 6. 1 a 5
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.

3 – Explicar
Cada grupo deverá explicar  Ec 11.1.
Pontuação: A melhor explicação valerá 02 pontos

4 – Citar corretamente:
01 versículo de Provérbios
01 versículo de Eclesiastes
Pontuação: Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se apenas citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.

5 – Responder
As perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão estar num saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de cada vez, alternando com o outro grupo. O mediador deverá ler a pergunta.
Quem escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O que significa as palavras que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O que diferencia o livro de Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos provérbios escreveu Salomão?
Pontuação: Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.

6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação: Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de forma correta e 02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da outra equipe.

7 – Quem procura acha
Cada grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário, objetos que lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação: Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o maior número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada ao número de objetos.

8 – Desenhar e explicar
Desenhar uma situação descrita em Provérbios
Desenhar uma situação descrita em Eclesiastes
Material necessário:
 01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e lápis colorido para cada grupo.
Pontuação: Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da situação descrita nos dois livros.

9 – Formar versículo
Cada grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas que formam uma frase de cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem montar os dois versículos.
Pontuação: Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os dois versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um versículo.

10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a Bíblia, nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material necessário:
02 contornos de uma figura de mulher
Papéis coloridos em tiras
02 Pincéis atômicos
02 tubos de cola
Pontuação: Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da mulher virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.


Por Sulamita Macedo.

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