Juvenis – Lição 03: Questões Difíceis (Dinâmica)

0
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem a lição 03. Vejam as sugestões abaixo:
– Falem  que na aula de hoje o tema será sobre duas questões polêmicas: o aborto e a eutanásia.
– Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Vida por um fio”.
– Depois, apresentem o conteúdo da lição, acrescentando o que diz o Código Penal e a Constituição Brasileira e os projetos de lei a favor do aborto que está no Congresso Nacional.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Vida por um fio

Objetivo: Iniciar o estudo sobre o aborto e eutanásia.

Material:
01 tesoura
01 novela de linha ou cordão

Procedimento:
– Apresentem duas figuras, uma que faça referência ao aborto e a outra a eutanásia.

– Perguntem: O que estas figuras nos fazem lembrar?

Aguardem as respostas.
– Depois, falem que nesta aula vocês vão estudar sobre duas questões que envolvem ética, religião e relativismo: Aborto e Eutanásia.
– Procurem primeiro saber o que os alunos sabem sobre o aborto e a eutanásia; para tanto, dividam a turma em 02 grupos e peçam para que eles escrevam numa folha de papel ofício o que eles conhecem sobre o tema.
– Depois, organizem a turma em círculo e os dois grupos deverão apresentar suas ideias.
– Depois, perguntem: Qual situação você é a favor do aborto e da eutanásia?
Todos os alunos deverão responder.
Antes dos alunos começarem a responder, orientem o seguinte procedimento:
O primeiro aluno enrola um cordão no dedo indicador da mão esquerda e em seguida emite sua opinião. Depois, ele passa o novelo de cordão para o colega da direita, que enrola o cordão no dedo indicador da mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu, ele fala sua opinião e continua com o mesmo procedimento, até que todos falem.
Deve haver um espaço de cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
Aqui não se forma uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.
– Para aqueles que apresentaram voto favorável ao aborto e a eutanásia, vocês (professores) cortem o fio(o cordão) deles com uma tesoura.
– Aqui, simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, na verdade quem pratica o aborto e a eutanásia está exterminando uma vida, que só quem pode tirá-la é Deus.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!