Juvenis – Lição 04: O Impacto da TV na Vida Cristã – Dinâmica

1
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre O Impacto da TV na Vida Cristã.
– Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “De olhos bem abertos”.
– Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: De olhos bem abertos

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a má influência da TV na vida do cristão.

Material:
01 folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno

Procedimento:
– Entreguem 01 folha de papel para cada aluno.
– Falem: Vocês vão desenhar um rosto de uma pessoa, mas esperem, pois será passo a passo.
– Falem: O desenho será feito com os olhos fechados.
– Agora, desenhem:
(Aguardem que eles desenhem cada parte, observem que é por etapa).
O contorno do rosto.
A boca.
As orelhas.
O nariz.
O cabelo.
Os olhos.
– Agora, eles podem abrir os olhos e observar o resultado do desenho. Certamente, o resultado será de um rosto com as partes fora do lugar.
– Reflitam sobre este resultado, apontando para a necessidade de estar com os olhos bem abertos quanto ao conteúdo daquilo que a TV oferece, que é assunto da lição de hoje.
Falem o que significa a expressão “De olhos bem abertos”: estar atento, analisar e ter atitude.
– Agora, peçam para que os alunos desenhem o rosto deles no verso da folha, coloquem o nome e montem um mural com a expressão “Estamos de olhos abertos para a programação da TV e sua influência”.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.


Por Sulamita Macedo.

1 comentário

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!