Adolescentes – Lição 06: Mestre e discipulador (Dinâmica de Aula)
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Mestre e discipulador.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Quando for trabalhar sobre as “Bem-aventuranças”, utilizem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
– 01 caixa de sapato com tampa
– Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa):
Caixa da Felicidade
OS BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
– Papéis ofício branco ou colorido
– 01 coleção de lápis hidrocor
– 01 tubo de cola
– 01 tesoura
– 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
– Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da caixa(parte externa)
– Colocar dentro da caixa as expressões digitadas na ordem em que se encontram no item material, isto é, primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
– Apresentem a Caixa da Felicidade.
– Falem: Nesta caixa contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
– Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos. Depois escrevam em tiras de papel ofício uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes citados pelos alunos.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
– Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
– Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
– Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
– Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Depois, falem: A palavra “bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
– Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
– Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
– Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/