Dinâmica Jovens Lição 03: Joel: O Poder do Espírito Santo nos Últimos Dias

Dinâmica: A Promessa do Pai

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição 03: Joel: O Poder do Espírito Santo nos Últimos Dias.(Pode ser falando ou escrevendo no quadro).

– Escrevam no quadro ou cartolina a referência bíblica de Joel 2.28. Peçam para que um aluno leia o versículo:

“E há de ser que depois. derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”.

Quadro, cartolina e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

Após a leitura do versículo, perguntem: De que trata o versículo?

Aguardem as respostas.  Observem o que os alunos estão falando. Acrescentem outras informações se necessário.

Ao realizar uma pergunta e esperar a resposta dos alunos, vocês estão utilizando o método de Perguntas e Respostas.

– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Veja duas formas de como contextualizar o tema da aula com a vida do aluno:

1 – Perguntem para os alunos:

Você se lembram da nuvem de gafanhoto que ocorreu no ano passado(2020) em vários países,  inclusive em parte do Brasil?

Deixem que os alunos falem sobre isto, a devastação, os problemas causados etc.

Depois, indaguem: Mas, o que este acontecimento tem a ver com o profeta Joel?

Falem:  O item II vai tratar do contexto histórico da profecia de Joel – a praga de gafanhotos, que acarretou devastação, seca e fome em Judá.

2 – Falem: A igreja atual vive o cumprimento da promessa da profecia de Joel, com o derramamento do Espírito Santo.

Em seguida, apliquem a dinâmica “A Promessa do Pai”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Participação dos alunos na aula;

– Utilização de recursos didáticos: quadro, cartolina e marcador para quadro branco;

– Método de Perguntas e Respostas;

– 02 formas de como contextualizar o tema com a vida do aluno;

– Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: A Promessa do Pai

Objetivos:

Refletir sobre o cumprimento das promessas divinas através do cumprimento da profecia de Joel.

Renovar a esperança e a fé nas promessas de Deus.

Material: 01 folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta, para cada aluno.

Procedimento:

– Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.

Segundo o Dicionário Michaelis é ”1. Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros significados.

– Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também reflitam sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.

Vocês já passaram por alguma dessas situações? Vocês ocasionaram ou foram vítima?

– Agora, afirmem: Deus não falha em suas promessas. Leiam Nm 23.19.

– Falem: Nesta lição, estamos estudamos também sobre o derramamento do Espírito Santo – uma promessa do Pai, anunciada pelo profeta Joel e cumprida no dia de Pentecostes.

Leiam:

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”(Joel 2:28).

Atos 1. 4, 5 e 8; 2. 1 ao 4, 14 a 18. Este é apenas um exemplo das promessas de Deus que se cumpriram.

– Vocês têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida? Vocês encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!

Lembrem-se do que Deus já fez por vocês!

– Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno dividida ao meio por um traço.

– Solicitem aos alunos que escrevam do lado direito as promessas ainda não foram cumpridas.

– Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha, uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para você! Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!

– Concluam, lendo:  II Pe 3.09a e Sl 125.01.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de aprendiz

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