Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jovens e Adultos: Lição 10: As Leis Civis entregues por Moisés aos Israelitas (DINÂMICA)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e=mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 10.

7 – Falem: A lição de hoje tem como título “As Leis Civis entregues por Moisés aos Israelitas”.

8 – Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
– Distribuam para os alunos figuras que representem escravidão, ricos e pobres, conflitos pessoais, assassinato, roubo, poços descobertos.
Peçam para que eles analisem estas figuras e pensem o que elas têm a ver com a aula de hoje.
Observem as respostas.
– Falem: Em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência. Nesta lição serão estudadas leis, regras dadas por Deus para o povo israelita representadas por estas figuras.
– Em seguida, utilizem a dinâmica “Contrato de Convivência”, queproporcionar a reflexão sobre a importância de normas e também contextualizar o tema da aula através de regras para a classe da EBD.
– Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição. Coloquem no quadro as figuras que representem os tipos de leis que serão estudadas nesta lição.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Você Sabe seguir instruções?”, que tem por objetivo promover reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Contrato de Convivência

Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre a importância de normas e regras e limites.
Contextualizar o tema da aula através de regras para a classe da EBD.

Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina

01 pincel atômico

01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho

Procedimento:
– Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo respeitosa e harmônica.
– Junto com a turma, elaborarem pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrevam as regras numa folha de papel madeira ou cartolina e deixem em local de fácil visibilidade.
– Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
– Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções para os “Infratores”, por exemplo:
1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
– Para concluir, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Você sabe seguir instruções?

Objetivo: Promover reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.

Material: 01 cópia da atividade para cada aluno(vejam abaixo)

Procedimento:
– Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.

Você sabe seguir instruções?
“Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado”.
Autoria desconhecida.
– Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
– Observem as atitudes dos alunos.
– Ao final, trabalhem com os alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
– Contextualizem a atenção requerida nesta atividade com o cuidado que os israelitas precisavam ter para o cumprimento das leis dadas por Deus.


Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...