Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Lição 1 – Ordenança para crer e descer às águas batismais (Betel)

Slide e Subsídio

                               Lição 1 - Ordenança para crer e descer às águas batismais

CLIQUE AQUI – BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO

Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :

Mateus 3.13-17

13 – Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 – Mas João opunhas-lhe, dizendo: Eu gosto de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

15 – Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

16 – E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

17 – E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

1 – A Salvação é para quem crer em Jesus

1.1 – Para se tornar filho de Deus, é preciso receber Jesus como Senhor e Salvador

A Graça de Deus é a mais extraordinária manifestação do amor de Deus para com a humanidade. E Deus se manifesta através de quatro tipos de graça, a saber:

1 – A Graça Comum

“…. pois Ele é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (At 17.25b). Deus dá a todos os seres humanos a vida, a respiração e os meios que proporciona a vida: O Sol, o oxigênio, o dia, a noite, a chuva, os recursos naturais, outros.

2 – A Graça Salvadora

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11). A Salvação de Deus é para toda a humanidade, porém, só será alcançada por aqueles que creem e recebem Jesus Cristo como Salvador pessoal, estes se tornam filhos de Deus.

3 – A Graça Justificadora e Regeneradora

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.23-24).

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17).

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus” (Ef 2.19).

4 – A Graça Santificadora

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Quando a pessoa aceita a Jesus como Salvador pessoal deve viver em santidade, renunciar a si mesmo e a vida de pecado, caso contrário, a falta de santificação anula os efeitos da graça salvadora, justificadora e regeneradora.

Como podemos observar a Graça é a manifestação da salvação, o ato de receber Jesus Cristo como Salvador pessoal é suficiente para a salvação da pessoa.

O Ato do Batismo nas águas não é suficiente para a salvação de uma pessoa que não recebeu a graça de Deus, mas aos que verdadeiramente receberam a graça de Deus se faz necessário cumprir essa ordenança, é um mandamento do Senhor: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19), todo cristão que recebe a graça Salvadora, Justificadora e Regeneradora sentirá prazer em cumprir esse mandamento, onde em um ato simbólico declarará publicamente a decisão de seguir a Jesus Cristo.

Portanto fica claro que : “A admissão no Reino de Deus se dá através da fé no sacrifício de Cristo associada ao verdadeiro arrependimento. Todavia, é o ato do Batismo nas águas que possibilita o acesso à igreja visível (local)” [7] possibilitando participar de outra ordenança que é a Ceia do Senhor e outras atividades que trazem crescimento espiritual.

1.2 – Crer é confiar, conhecer, confessar e obedecer

Muitas vezes a pessoa que aceita a Jesus como Salvador não tem tempo ou está em condições excepcionais que a impossibilita de participar do Ato do batismo nas águas, isso não vai lhe impedir de obter a Salvação.

O malfeitor que estava sendo crucificado ao lado de Jesus (Lc 23.39-43) estava prestes a morrer, e momentos antes, se voltou a Jesus, reconhecendo-o como Salvador, buscou perdão ao reconhecer Jesus como Deus, e Cristo o aceitou e o salvou, demonstrando que a pessoa pode ser salva sem passar pelo ato do Batismo nas águas, é a nossa fé em Cristo, que nos salva.

“Crer” é mais que concordar, intelectualmente, que Jesus é Deus. Crer significa depositar nossa confiança nEle, e ter como certo que somente Ele pode nos salvar. É dar a Cristo o controle de nossos planos atuais e nosso destino eterno. [6]

 

1.3 – Quem crê em Jesus não é condenado

O Texto Bíblico deixa claro que crer em Jesus é essencial para ser salvo :

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.16,18).

O Efeito da maravilhosa graça de Deus faz com que aquele que crê em Jesus seja livre da condenação da morte eterna e se torne herdeiro da vida eterna, porque, pelo sacrifício da morte de Jesus, os pecados são expiados e nada pode impedir que Deus nos reconheça como seus filhos.

2 – Batismo: sepultamento de pecados

Definição

Batismo significa “mergulho”, “submersão”. É a primeira ordenança de Cristo, através da qual o novo convertido passa a fazer parte da igreja local. [7]

Batismo é uma Ordem

Jesus ordenou, e queremos obedecê-lo. Jesus é o nosso exemplo em tudo (1Pe 2.21; Jo 13.15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3.21), Assim, também queremos seguir as suas pisadas (1Pe 3.21; Sl 85.13).  [8]

Batismo é uma Confissão

O batismo é também um ato de confissão da nossa fé em Jesus, pois, por intermédio desta, morremos para o mundo, a fim de pertencermos a Jesus (Cl 3.27; 1Pe 3.18). O batismo se torna para ao crente um verdadeiro limite entre o Reino de Deus e o mundo, como o mar Vermelho foi o limite entre a terra da escravidão (o Egito) e o caminho para a nova vida (Canaã – 1Co 10.2). [8]

Conceito

O Batismo nas águas ilustra a experiência da regeneração efetuada pelo Espírito Santo no pecador, experiência esta que se relaciona com a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Significa que quando o pecador aceita a Cristo como único e suficiente salvador passa por uma transformação tão radical, que só pode ser explicada como sendo morte e sepultamento do velho ser e ressurreição de uma nova criatura para viver uma nova vida com Deus.

Em outras palavras, quando o pecador aceita a morte de Jesus como morte vicária, isto é, para substituí-lo diante da justiça de Deus, morre também com Cristo. Mas, assim como Jesus não ficou na sepultura, antes ressuscitou, o que crê nele ressuscitou com Ele, para viver eternamente. Desse modo, o batismo simboliza a morte para o mundo e a ressurreição para uma nova vida de fé em Cristo Jesus. [7]

IMPORTANTE

No cristianismo há três formas de efetuar o Batismo, a saber:

1 – Imersão: Batismo mediante mergulho na água

2 – Efusão: Batismo mediante o derramamento de água sobre a cabeça

3 – Aspersão: Batismo espalhando gotas de água sobre a cabeça

Nas Assembleias de Deus, o batismo é por Imersão conforme o próprio significado da palavra “Batismo” como já vimos anteriormente, valendo lembrar que mesmo aqueles cristãos que batizam por Efusão ou Aspersão, reconhecem o Batismo por Imersão como a forma usada pela Igreja Primitiva.

2.1 – O Batismo deve ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

O Batismo nas águas é realizado por homens sob a autoridade de Deus, mas quanto ao nome de quem deve ser atribuído ? Jesus ensina a Batizar da seguinte forma: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).

Esse texto não dá margem para outras interpretações, todavia, há algumas denominações evangélicas que só batizam em nome de Jesus, baseada na fala de Pedro: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito santo” (At 2.38).

Estaria Pedro no texto acima inventando uma outra forma de batizar, ao fazê-lo “somente no nome de Jesus” diferentemente do que Jesus havia ensinado ? Acreditamos que não, o contexto dessa passagem bíblica mostra que Pedro não estava à beira da água e muito menos realizando o Batismo. Pedro estava diante dos gentios pregando sobre Jesus e não inventando uma nova forma de batismo, é preciso entender essa questão para não entrar em confusão e batizar de forma incorreta.

UM SÓ BATISMO

Vale lembrar que o Batismo deve ser feito uma única vez : “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4.5), todavia, se a pessoa foi batizada através de uma fórmula modificada, incorreta ou não bíblica, pode não ser válida e o ato deve ser repetido de acordo com a doutrina bíblica.

Algumas Igrejas pseudo-cristãs negam a fé na Trindade, outras, negam a divindade de Cristo o que leva a pessoa ao rebatismo.

Nas Assembleias de Deus o batismo infantil não é tido como válido porque só pode receber o batismo aquele que já tem a consciência formada.

Existe uma frase famosa que diz “Se pode complicar, para quê facilitar?” em relação ao Batismo, isso se aplica a Igreja CCB e Adventistas por exemplo, vejamos :

A maioria das denominações evangélicas batizam dizendo: “Eu te Batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” , para a Congregação Cristã no Brasil (CCB), essa formula não é válida e a pessoa deve ser rebatizada, a alegação é de que a formula correta é “Em nome do Senhor Jesus te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” , devemos instruir nossos alunos de no caso de sair da denominação Assembleia de Deus deva procurar congregar em denominações que aceitem o nosso batismo.

Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, quando o membro abandona a fé e consequentemente tem o nome excluído do livro de membros, quando a pessoa volta para a Igreja, ela somente volta a comunhão e tem o nome inserido novamente no livro de membros mediante o rebatismo, já imaginou esse cenário ?

IDADE PARA SE BATIZAR

Através do Batismo a pessoa está testemunhando publicamente que está disposta a seguir a Cristo, e isso ocorre depois do arrependimento dos pecados aos pés de Cristo.  Para que a pessoa possa ser Batizada, precisa ter essa consciência e tomar a decisão de descer as águas por espontânea vontade. Devido a seriedade do Ato do batismo muitas igrejas  estabelecem uma idade mínima para o candidato ao batismo e também fazem uma palestra para preparar os candidatos e avaliar a sua maturidade para o ato. 

Algumas denominações evangélicas batizam o candidato sem nenhum preparo teológico,  inclusive batizam pessoas que vieram assistir o batismo de um parente ou amigo, pessoas que podem não ter ainda a consciência do que representa o ato do batismo, pessoas que ainda estão envolvidas em vícios e que não tiveram uma experiência do novo nascimento, mas tomou a decisão pela emoção do momento.

Tais denominações defendem que Deus pode tocar no coração da pessoa na hora do batismo para ser batizada e salva, pois as águas do batismo tem o poder de purificar os pecados, e fazem isso baseado em um entendimento incorreto de um sermão de Pedro longe das águas batismais :  “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38) 

 

2.2 – O Batismo é um símbolo público de conversão

Eurico Bergstén: O batismo é um símbolo da nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Rm 6.3,4). Assim como Jesus morreu, também morremos para o mundo (Gl 2.20; Cl 3.3) e somos ‘sepultados’ pelo batismo, para que, juntamente com Ele, venhamos a ressuscitar em ‘novidade de vida’ (Rm 6.5; Cl 2.12).  [8]

2.3 – Ao ser batizado, Jesus deixou o Seu exemplo

Eurico Bergstén: Jesus ordenou, e queremos obedecê-lo. Jesus é o nosso exemplo em tudo (1Pe 2.21; Jo 13.15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3.21), Assim, também queremos seguir as suas pisadas (1Pe 3.21; Sl 85.13).  [8]

 

3 – Batismo: crer em Jesus e arrepender-se

É evidente que a regeneração para uma nova vida de fé não se dá no momento em que a pessoa se batiza, mas sim no momento em que a pessoa se submete a Cristo pela fé, crendo em Jesus e se arrependendo dos pecados. O batismo simboliza simplesmente uma realidade já alcançada pelo pecador. [7]

Neste tópico, nosso comentarista formula várias perguntas a serem feitas para os candidatos ao batismo com o intuito de avaliar sua maturidade e consciência sobre o ato. Conforme já comentado muitas igrejas fazem palestras sobre o batismo para os candidatos antes do batismo, a Assembleia de Deus é uma dessas igrejas.

Abaixo deixo um link interessantes sobre algumas questões sobre a profissão de fé.

Clique Aqui – Saiba mais sobre o que é a profissão de fé ?

3.1 – Uma profissão de fé sobre a Palavra de Deus

A profissão de fé sobre a PALAVRA DE DEUS, envolve perguntas ou declarações públicas sobre a Palavra de Deus e seus principais ensinos referente a salvação. Na revista e no Slide, cinco perguntas foram formuladas.

3.2 – Uma profissão da fé sobre a Igreja

A profissão de fé sobre a IGREJA, envolve perguntas ou declarações públicas sobre o estatuto da Igreja no que se refere a usos e costumes, submissão a liderança pastoral, participação da Ceia do Senhor, dízimos e ofertas. Na revista e no Slide, quatro perguntas foram formuladas.

 

3.3 – Uma profissão de fé a própria vida

A profissão de fé sobre a PRÓPRIA VIDA, envolve perguntas ou declarações públicas sobre a nova vida com Jesus no que tange a ser exemplo como cristão, ser imitador de Cristo, fazer a diferença neste mundo de trevas e sem sabor, sendo sal e luz. Na revista e no Slide, quatro perguntas foram formuladas.

Comentário 

Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil – 4° edição – 2009

[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais

[3] Bíblia Sagrada (NTLH) – Linguagem de Hoje

[4] Revista Betel Dominical Adultos – 2T – 2024

[5] versículoscomentados.com.br

[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal – CPAD 

[7] Revista Discipulado – Mestre 2 – Pág.69

[8] Teologia Sistemática – Bergstén Eurico – CPAD – 2005 – Pág. 244-245

 

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...