Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01. Vejam estas sugestões:
– Falem: A lição de hoje tem como tema Viva a Vida!
– Falem: Deus criou o homem e a mulher para viverem num espaço perfeito(no Éden) tendo a presença de Deus diariamente. Adão e Eva pecaram, transgredindo uma norma e perderam o direito de permanecer no Jardim. A partir daí muitas coisas ruins passaram a acontecer, violência, o afastamento de Deus etc. Depois, foi necessário o estabelecimento de regras e leis para que houvesse melhor condições de vida. É sobre direitos e deveres que vamos estudar este trimestre para que se viva melhor consigo, com a família, com os colegas e com Deus.
– Depois, utilizem a dinâmica “Regra não é brincadeira”.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
É importante apresentar para os alunos os direitos e deveres dos adolescentes, contidos no ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente). É interessante apresentar também as punições para os adolescentes infratores, para desmistificar a ideia erroneamente difundida de que os adolescentes podem cometer atos ilegais, sem que sejam punidos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo: Enfatizar a necessidade das regras.
Material:
Papel e lápis
Procedimento:
– Dividam a turma em dois grupos.
– Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.
– Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
– Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
– Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites, as regras, os direitos e deveres.
– Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/