Pré-adolescentes – Lição 06: Ajudando com Alegria – Dinâmica

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Na lição de hoje estudaremos a disposição com alegria para ajudar os líderes, colegas etc.
– Depois, utilizem a dinâmica “Cooperando com Alegria”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Cooperando com Alegria

Objetivo: Refletir sobre a importância da alegria para cooperar com os líderes ou colegas.

Material:
01 bexiga para cada aluno
Local de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.

Procedimento:
– Peguem duas bexigas(bolas de aniversário).


– Encham uma e enquanto vocês falam, vão soltando o ar devagar.
– Falem: há pessoas que ficam alegres, isto é com bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste momento a bola deve estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha, sem alegria e entusiasmo.
– Encham outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância. Neste momento, brinquem com a bola, jogando para cima e depois batam nela, demonstrando situações de alegria.
– Nesta lição, será estudado sobre esta última situação representada pela bola cheia:  alegria e entusiasmo que devemos ter para cooperar.
– Depois, distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar, demonstrando assim alegria e entusiasmo, pois a bola está cheia.
– Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.
– Em seguida, comecem a retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas permanecerão.
– Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.
– Continuem retirando até deixar uma pessoa.
– Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.
– Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da cooperação de todos com alegria, enfatizando que o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
Ideia original desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?