Adolescentes – Lição 07: Um Sermão Prático – Aula Dinâmica

0


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre o discurso de Jesus, conhecido como o Sermão da Montanha.
– Para trabalhar o tema, utilizem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
– Depois, acrescentem outros pontos do sermão de Jesus, contextualizando com a vida dos seus alunos e procurando a participação deles na aula.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivo:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
– Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
– Papéis ofício branco ou colorido
– 01 coleção de lápis hidrocor
– 01 tubo de cola
– 01 tesoura
– 01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
– Apresentem a Caixa da Felicidade.
– Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
– Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
– Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
– Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
– Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
– Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois, falem: A palavra “bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
– Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
– Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.


– Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.

Por Sulamita Macedo. 

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!