Adolescentes – Lição 09: Aprenda a Perdoar (DINÂMICA)

0
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
– Agora, falem que o tema da aula será sobre o perdão.
– Solicitem a 02 alunos que relatem, objetivamente, uma situação que vivenciaram sobre o perdão. Depois, comecem, a partir das histórias relatadas, organizar as ideias dos alunos sobre o que seja perdão e também acrescentem outras informações que complementem a formulação deste conceito.

– Utilizem a dinâmica “Abrindo o Coração”.
– Depois, trabalhem outros pontos destacados no conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
 
Dinâmica: Abrindo o Coração

Objetivo: Refletir sobre a importância e a eficácia do perdão.

Material: 01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.

Procedimento:
– Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
– Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
– Falem que o perdão pode ser comparado a uma chave.
– Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas, amarguras, ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
– Para finalizar, leiam Mc 11.25 e 26.


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!