Adolescentes – Lição 12: Punições para os Rebeldes – Dinâmica

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como título “Punições para os Rebeldes”.
– Depois, utilizem a dinâmica “Contrato de Convivência”.
– Em seguida, falem que na aula estamos vivenciando formas de punição para os alunos e que também há punições para os atletas de Cristo que são rebeldes no reino de Deus, como também para aqueles que rejeitam Jesus. E sobre isto que vamos estudar nesta lição.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
– Para concluir, façam o fechamento da dinâmica relacionando as punições dos alunos desobedientes com as punições estudadas na lição para aqueles que rejeitam Cristo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Vejam no final da postagem as sugestões para a finalização do trimestre.

Dinâmica: Contrato de Convivência
Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre a importância da disciplina.
Aplicar punições para os infratores das regras.

Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho

Procedimento:
– Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.
– Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrever as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.
– Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
– Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para os “Infratores”,  por exemplo:
1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
Escrever as punições na folha de papel madeira ou cartolina.
– Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão para a finalização do trimestre
Tendo em vista o tema tratar sobre O Atleta Cristão, sugiro realizar uma competição entre os alunos.
Vejam algumas orientações:


– No dia da lição 13, trabalhem sobre o tema desta lição de forma objetiva e depois organizem com os alunos a competição, afirmando para os alunos que esta é uma forma de fazer um resumo e fechamento do tema estudado no trimestre.
– Confeccionem coletes de TNT para dois grupos, de cores diferentes.
– Adquiram medalhas de ouro e prata, para o 1º.  e 2º. lugar, respectivamente, para premiação.
– Organizem tarefas para que os dois grupos realizem, que podem ser variadas, desde perguntas sobre a lição e atividades lúdicas.
– Dividam a turma em 02 grupos.
– Orientem os alunos sobre as regras, sobre o comportamento dos grupos entre si.
– Ao término da competição, comentem sobre a atividade relacionando-a com as atitudes do atleta cristão, tema deste trimestre.


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!