ESCOLA DOMINICAL, UM CONCEITO EDUCACIONAL CRISTÃO

Escola Dominical, um conceito educacional cristão
Grupo de estudo bíblico / Foto ilustrativa

A Escola Bíblica Dominical se tornou, no decorrer de décadas, o maior departamento de ensino da igreja. Portanto, sendo assim, trabalha em prol da educação do ser humano, por meio Palavra de Deus, desenvolve o caráter cristão, treina obreiros, e ganha almas para o reino de Deus, além de contribuir para a comunhão entre os irmãos na igreja.

Atualmente, com o aumento de tanta informação, modismos e inovações no decorrer do século 21, bem como a substituição de valores e princípios, observamos que o processo de aculturamento vem se perdendo ao longo dos anos e principalmente em nossos dias. Antes a dedicação absoluta em prol do ensino era constante, mas, hoje existem muitas pessoas desinteressadas pela área do ensino cristão, e outras que, influenciadas por um conjunto de fatores, tem se distanciado cada vez mais para um desinteresse coletivo que vem ganhando espaço nas igrejas.

O que fazer para que não se perca a cultura que durante séculos foi construída? Como podemos trabalhar em prol da manutenção dessa cultura, ou seja, desse processo de aculturamento, para não permitir que seja disseminado pelo sombrio e assustador esfriamento de nossas gerações modernas vindouras?

Um despertamento da liderança para identificar quais são os fatores negativos, instruir, capacitar e encorajar toda a congregação, pode ser uma ação inicial, somada ao envolvimento e comprometimento com o ensino cristão, visando melhorar a qualidade e os resultados da Escola Dominical.

Sabemos que a cultura de um povo é algo inquestionável e que esse processo de aculturamento não nasce da noite para o dia, mas é construído. No entanto, observamos que ele pode ser destruído, então, temos um desafio na preservação deste processo que se solidificou, mas vem sendo bombardeado na tentativa de ser transformado de estado, “passando de sólido para gasoso” e se não buscarmos com entendimento e sabedoria, e ensinarmos nossa geração, pode se apagar o que nós chamamos de maior departamento de ensino da igreja.

O desafio é ser aluno assíduo da Escola Dominical, onde foram e ainda são formados muitos obreiros, missionários, pastores, professores e líderes de departamentos na igreja evangélica brasileira.

Flavio XibleFlávio Xible
Graduado em tecnologia em gestão de sistema de informação, superintendente da Escola Dominical da Assembleia de Deus Ministério de Cobilândia, Vila Velha-ES.

 

Fonte: Seara News

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!

%d blogueiros gostam disto: