Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Lição 07: O Ministério de Profeta (Dinâmica)

0

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem a lição 07. Vejam as sugestões abaixo:
– Falem: Começamos a estudar sobre os dons Ministeriais. Domingo, estudamos sobre o ministério de Apóstolo. Hoje, lição 07, vamos aprender sobre o ministério de Profeta. Trabalhem este tema, seguindo os itens abaixo:
– Profeta no Antigo Testamento:
Nomes de profetas do AT
Tipos e finalidades da mensagem
Ofício
Perseguição
– Profeta no Novo Testamento:
Atuação do profeta junto ao Apóstolo
Liderança da igreja do 1º. Século
Ofício
– Ministério Profético na atualidade
– Verdadeiros e falsos profetas. Para exemplificar este item, vocês podem utilizar a dinâmica “Verdadeiro ou Falso?” ou  “O Guia”(postadas abaixo).
– Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
– Para finalizar a aula, realizem a dinâmica “Mensagem”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção, professoras e professores da lição de Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Você encontram as orientações pedagógicas nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2.

Dinâmica: Mensagem

Objetivo: Finalizar o estudo sobre o dom de Profeta.

Material: Palavras digitadas e recortadas: confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Coloquem as palavras no centro da círculo.
– Leiam em voz alta cada palavra.
– Falem: Estas palavras fazem referência ao tema da lição.
– Solicitem que cada aluno escolha duas palavras dentre as indicadas abaixo e forme uma frase sobre o tema estudado.
Confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.
– Todos os alunos devem participar. Se houver alguém com dificuldade, procurem ajudá-lo para que se sinta participante da atividade.
– Finalizem, lendo Mateus 24.04: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Falem sobre discernimento espiritual que devemos ter, para não sermos enganados.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?

Objetivo:
Estudar sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro pirateado, observando suas características.

Material: CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.


Procedimento:
– Escolham um objeto dentre os citados no material para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
– Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:  vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da turma diante das características dos objetos.
– Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
– Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
– Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: O Guia

Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.

Material: uma venda.

Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


Texto pedagógico
A Preparação do Professor
Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: “… se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Este texto trata da preparação do professor da Escola Bíblica Dominical em 04 níveis: espiritual, teológico, secular e pedagógico.

1 – Preparação Espiritual:
O professor da EBD deve se preparar espiritualmente, através da oração, do jejum e da leitura bíblica de forma sistemática. Veja alguns exemplos do mestre Jesus
“… Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar…” Mt 26.36
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites…” Mt 4. 1 e 2
            É bom ressaltar que no momento de oração, o professor deve orar também por seus alunos. Ao preparar a aula peça ajuda ao Espírito Santo.

2 – Preparação Teológica:
É muito importante a preparação teológica. Professor, prepare-se para dar aula! Leia pelo menos duas vezes a lição e em seguida procure aprofundar o tema da aula em livros, periódicos e sites confiáveis, para que você se sinta seguro para ministrar o assunto.

3 – Preparação Secular
O preparo secular é outro ponto que o professor não pode negligenciar. Estude sempre, cultive o hábito de ler. Mantenha-se informado sobre os acontecimentos ocorridos na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo e procure contextualizá-los com o tema da lição ou com o tipo de aluno que você ensina.
 “Persiste em lê…” I Tm 4.13
“Examinai tudo. Retende o bem”. I Ts 5.21
4 – Preparação Pedagógica
É muito comum encontrar professores da EBD que não possuem formação pedagógica. E agora? Você foi chamado para ensinar, então é necessário que sua preparação seja completa.
Se puder, sugiro que você faça um curso de Pedagogia.  Há muitas facilidades para ingressar em um curso como este, com aulas presenciais e/ou à distância, os preços são também são bons. Fica a dica! Você pode encontrar outras alternativas de tomar conhecimento da pedagogia,  participando de congressos, de conferências, de reuniões pedagógicas etc. Não perca as oportunidades!
Enfatizo a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Escolha métodos de ensino variados, utilize dinâmicas, leia bons livros pedagógicos, planeje a aula, não improvise, dinamize o ensino, procure envolver os alunos com a aula, mantenha vínculos com os alunos.
Leia os textos pedagógicos deste blog( procure no marcador “Textos Pedagógicos”), eles tratam de temas pertinentes  ao ensino, vejam os títulos que você pode encontrar( em ordem de publicação):
1 – Método Audiovisual
2 – Como utilizar bem o tempo de aula da EBD.
3 – Como utilizar filmes nas aulas da EBD
4 – Treinamento para Professores da EBD
5 – O Processo Comunicativo na EBD
6 – Como abordar o tema da Avaliação da Aprendizagem(I e II)
7 – Avaliando a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica Dominical
8 – A utilização de mapas nas aulas da EBD
9 –  Leitura nas aulas da EBD
10 – Não faça drama! Saiba como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
11 – Método de Ensino: Estudo de Caso
12 – Método de Perguntas e Respostas
13 – Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
14 – Método de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
15 – Participação do aluno na aula da EBD: Um novo olhar para uma velha questão
16 – Dinâmicas
17 – Tecnologias na EBD
18 – Aprendendo com o Mestre Jesus(I, II e III)
19 – Pensando n(a) EBD
20 – Interação Professor x Aluno
21 – Preparando a aula
22 – A utilização de Recursos Visuais na EBD
23 – A Utilização da Música como Recurso de Ensino
24 – A Aula
25 – Planejamento de Aula
26 – Classe para a Terceira Idade: Desafios e Possibilidades(I e II)
27 – Algumas Recomendações
Quer ser um professor bem sucedido? Observe e ponha em prática as orientações expostas acima, agregando a alegria e motivação para ensinar.
“Dá Instrução ao sábio e ele se fará mais sábio…” Pv 9.9
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!