Jovens: Isaías,- Lição 09: O sinal do Emanuel

JovensProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: O sinal do Emanuel.
– Para introduzir o estudo sobre o tema, utilizem a dinâmica “Emanuel”.
– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Emanuel
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o sinal do Emanuel.
Promover socialização entre os alunos, através da apresentação do seu nome, seu significado ou algo relacionado à escolha dele.

Material:
Lista nominal dos nomes dos alunos.
Papel colorido ou cartolina para escrever o nome do aluno e o significado do nome.
Procedimento:
Antes da aula:
Durante a semana procurem o significado dos nomes dos alunos em livros ou sites específicos.
Organizem em pedaços de papel colorido ou cartolina o nome do aluno e o significado, como no exemplo abaixo:
Sulamita

Que possui a perfeição

A preferida de Salomão

Durante a aula:
– Façam uma surpresa para os alunos, entregando o significado do nome de cada um.
– Peçam para que os alunos expressem o que acharam do significado do nome e o que acham da escolha deste nome para eles/elas.
Para aqueles nomes que vocês não encontraram o significado, perguntem para o aluno quem escolheu esse nome e/ou conte algo relacionado a ele.
Algumas pessoas, nesse momento, se emocionam por lembrarem-se de entes queridos que já partiram ou mesmo por recordarem-se da infância e até de apelidos.
– Depois, falem: A escolha do nome de uma pessoa é muito importante. No Antigo Testamento, o nome das pessoas relacionava-se com suas características e também ao caráter. Alguns personagens bíblicos tiveram seus nomes modificados devido a uma experiência com Deus.
– Escrevam no quadro a palavra EMANUEL.
– Perguntem: A quem se refere o nome EMANUEL e qual seu significado?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que se refere a Jesus e o significado é “Deus conosco”.
– Agora, falem: É sobre o sinal do Emanuel que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!

%d blogueiros gostam disto: