Juvenis – Lição 08: Ser ou Ter? Eis a questão! – Dinâmica

0

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:









– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem que o tema da aula será sobre o consumismo sob a influência da mídia.
– Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Cabo de Guerra”.
– Em seguida, trabalhem outros pontos levantados na lição, que não foram abordados na dinâmica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Cabo de Guerra

Objetivo: Refletir sobre o cuidado que devemos ter para que não sejamos escravos dos apelos da mídia, evitando assim o consumismo.

Material: uma corda, palavras digitadas: CONSUMO, CONSUMISMO, VOCÊ.

Procedimento:
– Falem para os alunos sobre uma brincadeira por nome “cabo de guerra”, que consiste em duas equipes segurar uma corda, cada uma numa extremidade oposta, vencendo aquela que puxar a outra até que ultrapasse a marca traçada no chão, equivalendo a metade da corda.
– Então, realizem a brincadeira, tendo todo cuidado para que os alunos não se machuquem ou caiam.
– Depois, façam uma simulação dessa brincadeira, com algumas modificações:
. Escolham dois alunos para puxar a corda, um de cada lado.
. Coloquem de um lado da corda a palavra “CONSUMO” e do outro lado “CONSUMISNO”.
. No meio da corda, coloquem a palavra “VOCÊ”.
– Marquem a metade da corda, com um traço no chão ou utilizem um objeto para esta demarcação.
– Falem apontando para o cabo de guerra: Nós somos bombardeados diariamente com apelos da mídia ou outros meios, que procuram convencer-nos em adquirir algo que muitas vezes nem precisamos, tornando-nos consumistas, e muitas vezes comprar além do que cabe no nosso orçamento (nesse momento, peçam para que o aluno que está a corda onde está a palavra CONSUMISMO puxe a corda até ultrapassar a metade marcada no chão, demonstrando a ultrapassagem do limite); peçam para que o aluno caia no chão(sem se machucar) demonstrando que o consumismo traz sérias consequências ao indivíduo.
Por outro lado, também há o bom senso na realização das compras, atendendo as nossas necessidades ou mesmo investimento em algo e no reino de Deus, caracterizando o consumo com equilíbrio, responsável e consciente( agora o aluno que estiver segurando a corda onde está a palavra CONSUMO, deverá puxar a corda até a marca do meio). O aluno deverá ficar em pé, demonstrando assim equilíbrio no ato de comprar.
– Em seguida, perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já se endividaram por causa de compras exageradas? Que consequências surgiram?
Aguardem as respostas.
– Para concluir, leiam I Tm 6. 9 e 10. Depois, enfatizem o cuidado que eles devem ter para que não sejam escravos dos apelos da mídia.

Por Sulamita Macedo

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!