ORIGEM DO DIA DOS PAIS

0

A origem do dia:

O Dia dos Pais teve origem há mais de 4 mil anos. Elmesu Moldou, um jovem da Babilônia, esculpiu em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. Neste cartão, Elmesu desejava saúde e vida longa para seu amado pai. Em 1909, a norte-americana Sonora Luise decidiu criar o Dia dos Pais em sua cidade, Spokane, estado de Washington. O sucesso da data local virou mania no estado, em todo o país, e depois em todo o mundo. A data foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972.

Em 1953, um publicitário teve a idéia de festejar o Dia dos Pais em 14 de Agosto, dia de São Joaquim, patriarca da família. Desde então o Dia dos Pais é comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto. Diferentemente dos Estados Unidos, berço do moderno Dia dos Pais. Nos EUA e outros países a data é comemorada no terceiro domingo de junho. Outros países definiram uma data fixa, como Portugal, onde o Dia dos Pais é sempre comemorado em 19 de março.

A palavra de Deus:

O dia dos pais é uma oportunidade de se refletir acerca da relação entre pais e filhos. As crianças devem obedecer ao pai e à mãe, isto deve ocorrer, pois é “justo” aos olhos de Deus. O livro de Efésios no capítulo 6 nos versos 1 e 2 fala sobre essa relação: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;”).

Outro versículo importante acerca dessa relação está em Deuteronômio 5. 16: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus”

Como exposto nestes textos essa relação é da vontade do Senhor e deve-se buscar a direção de Deus para que essa relação seja harmoniosa e de acordo com a palavra de Deus.

Países que celebram o Dia dos Pais em datas fixas
19 de março – Bolívia, Honduras, Itália (Festa del Papà), Liechtenstein, Andorra, Portugal, Espanha (Día del Padre)
05 de maio – Romênia (Ziua Barbatului)
08 de maio – Coréia do Sul
17 de junho – El Salvador e Guatemala
21 de junho – Líbano
23 de junho – Nicarágua, Polônia e Uganda
08 de agosto – Taiwan
05 de dezembro – Tailândia

Países que celebram o Dia dos Pais em datas móveis
Ascensão de Jesus – Alemanha
Primeiro domingo de junho – Lituânia
Segundo domingo de junho – Áustria e Bélgica
Terceiro domingo de junho – África do Sul, Argentina, Antígua, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Bulgária, Canadá, Chile, China, Chipre, Cingapura, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Eslováquia, Estados Unidos, Filipinas, França, Gana, Grécia, Guiana, Hong Kong, Hungria, Ilhas Maurício, Índia, Irlanda, Jamaica, Japão, Malásia, Malta, México, República Tcheca, Países Baixos (Holanda), Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Porto Rico, Reino Unido, São Vicente e Granadinas, Sri Lanka, Suíça, Trinidad e Tobago, Turquia, Ucrânia, Venezuela e Zimbábue
13 Rajab (sétimo mês do calendário islâmico) – Irã
Último domingo de junho – Haiti
Segundo domingo de julho – Uruguai
Último domingo de julho – República Dominicana
Segundo domingo de agosto – Brasil
Primeiro domingo de setembro – Austrália e Nova Zelândia
Lua nova em setembro – Nepal
Primeiro domingo de outubro – Luxemburgo
Segundo domingo de novembro – Estônia, Finlândia, Noruega e Suécia

Fonte: Gospel Mais

 

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!