Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Como começar a ler a Bíblia

Gostaríamos de compartilhar algumas dicas sobre a leitura da Bíblia


Leitura da BíbliaA maioria dos crentes recém-convertidos, quando pegam a Bíblia grossa, ficam com uma expressão confusa no rosto, sem saber por onde começar a ler. Eles se perguntam: deveriam começar do início? E quando eles terminarão de ler? É claro que também existem aqueles que acreditam no Senhor há vários anos, ouviram muitas verdades da Bíblia e querem fazer da leitura da Bíblia uma parte de suas vidas diárias. No entanto, eles não têm certeza sobre como ler a Bíblia com os passos e um plano, e como obter uma compreensão profunda das verdades contidas nela. Muitas pessoas desejam compreender os segredos da leitura da Bíblia, para poder lê-la de forma rápida e eficiente. Abaixo, gostaríamos de compartilhar algumas dicas sobre a leitura da Bíblia, para ajudá-lo a conseguir mais com menos esforço e usando métodos eficazes.

1. Ler a Bíblia em ordem

(1) Antigo Testamento, Gênesis capítulos 1 a 4. Esses capítulos nos falam sobre a origem do universo, a origem da humanidade, por que os humanos cometem pecados e por que existe vida, envelhecimento, doença e morte. Se você não sabe nada sobre a Bíblia ou a fé, deve começar lendo estes quatro capítulos.

(2) O Evangelho de Mateus no Novo Testamento. Este Evangelho narra o nascimento, pregação, obra, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo em ordem cronológica, proporcionando-nos uma compreensão abrangente de Sua obra.

(3) O Evangelho de João no Novo Testamento. Este volume nos permite nos concentrar em reconhecer a essência divina de Jesus Cristo, permitindo-nos ter uma compreensão mais profunda Dele. Além disso, em comparação com os outros três Evangelhos, o Evangelho de João contém mais verdades sobre como obter vida, o que ajuda muito os indivíduos a aceitarem as palavras de Jesus como vida.

Os capítulos acima são os capítulos essenciais que os crentes devem ler primeiro. Depois de lê-los, você pode prosseguir com a leitura do Evangelho de Marcos, do Evangelho de Lucas, do Livro de Atos e do Livro do Apocalipse. Se você concluiu a leitura desses capítulos, parabéns! Você adquiriu uma compreensão detalhada da obra de Jesus Cristo e pode ser considerado um “crente experiente”. A partir daqui, você pode começar a ler a Bíblia detalhadamente desde o início ou optar por ler partes específicas com base em suas necessidades.

2. Anotar versículos bíblicos importantes, lê-los e ponderá-los mais

(1) Anote as escrituras relacionadas à salvação e à entrada no reino dos céus, e leia-as e pondere-as extensivamente. Entrar no reino dos céus é a maior promessa de Jesus à humanidade e o maior desejo daqueles que Nele crêem. O fato de alguém realmente compreender as verdades sobre a salvação e entrar no reino dos céus determina diretamente o sucesso ou o fracasso da fé no Senhor. Portanto, essas escrituras devem ser lidas e ponderadas até que se entenda com precisão a vontade de Deus. Por exemplo: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21). “Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre” (João 8:34-35). “Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis” (Apocalipse 14:4-5). “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:14).

Depois de ler essas escrituras, podemos ponderar: Todos nós que acreditamos em Jesus desejamos entrar no reino dos céus, então quem poderá entrar? Pastores e presbíteros pregam frequentemente que somos perdoados dos pecados e salvos pela fé em Jesus, e que quando o Senhor voltar, entraremos no reino dos céus. Contudo, Jesus não disse que somente crer garantiria a entrada no reino dos céus; Ele disse que somente aqueles que fazem a vontade de Deus, que são honestos, que se afastam do pecado e foram purificados, podem entrar. Considere isto: Deus é justo e santo, e Seu reino é santo.

Como Deus poderia permitir a entrada de pessoas que cometem pecados com frequência? Portanto, podemos ter certeza de que somente aqueles que se afastam do pecado, foram purificados e viveram de acordo com a vontade de Deus podem entrar no reino dos céus. Percebendo isso, e comparando-o com a nossa situação atual, embora tenhamos sido perdoados dos pecados por crermos em Jesus, muitos de nós ainda frequentemente ficamos com raiva, mentimos, e continuam a pecar, deixando de viver de acordo com os ensinamentos do Senhor, e permanecem presos em um ciclo vicioso de pecado e arrependimento sem realmente se libertarem da escravidão do pecado e se tornarem pessoas que seguem a vontade de Deus. Portanto, está claro que não estamos qualificados para entrar diretamente no reino dos céus neste momento.

Refletindo sobre isso, muitos que desejam entrar no reino dos céus podem se perguntar: Como podemos ser purificados do pecado e parar de pecar? Se você procura entender essa verdade, o vídeo a seguir pode ser útil. Por favor clique para assistir.

(2) Anote as escrituras sobre como o Senhor instrui as pessoas a se comportarem e acreditarem em Deus, leia-as e pondere-as mais. Ao praticarmos os ensinamentos do Senhor em nossa vida e seguirmos os requisitos de Deus, podemos nos tornar pessoas que cumprem a vontade de Deus e, eventualmente, entrar no reino dos céus. Portanto, ao ler essas escrituras, é importante fazer anotações, lê-las várias vezes, ponderar profundamente sobre elas e colocá-las em prática. Por exemplo: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno” (Mateus 5:37). “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados” (Lucas 6:37). “Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7). “Deus é Espírito, e é necessário que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39).

Essas escrituras exigem que vivamos nossas vidas sem mentiras ou enganos, que sejamos honestos e genuínos, que evitemos julgar os outros e que pratiquemos a tolerância e a paciência para com os outros. Como crentes, devemos buscar constantemente a verdade e a compreensão das intenções de Deus, ter sede de justiça, orar com honestidade e nos esforçar para amar a Deus de todo o coração. A maior busca em acreditar em Deus deveria ser amar a Deus de todo o coração e satisfazer sinceramente a vontade de Deus. Se você deseja saber mais sobre como os cristãos devem se comportar e acreditar em Deus, recomendamos que assista ao vídeo abaixo.

(3) Leia e pondere mais escrituras em relação como acolher o retorno do Senhor. A maior esperança para os crentes é receber o Senhor durante a sua vida. Somente acolhendo a segunda vinda do Senhor poderemos ter a oportunidade de ser levados ao reino dos céus. Portanto, é necessário ler e contemplar extensivamente as escrituras relevantes. Devemos também permanecer vigilantes e prontos para acolher o Senhor de acordo com as Suas exigências, para não nos tornarmos virgens tolas que serão abandonadas pelo Senhor quando Ele voltar. Esses versículos incluem: “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!” (Mateus 25:6). “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem” (João 10:27). “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo” (Apocalipse 3:20).

Além disso, o Livro do Apocalipse menciona 7 vezes: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse capítulos 2 e 3). Depois de ler essas escrituras, podemos refletir sobre como devemos acolher o Senhor: é suficiente simplesmente ler a Bíblia todos os dias, participar das reuniões e orar na hora certa? Podemos acolher o Senhor persistindo em tais práticas? Aqui, o Senhor diz que Suas ovelhas ouvem Sua voz e O seguem. Quando o Senhor retornar nos últimos dias, Ele falará às igrejas, batendo às portas do coração das pessoas com Suas palavras.

Se pudermos ouvir a voz de Deus e reconhecê-La, devemos abrir a porta e receber o Senhor, juntando-nos assim a Ele na festa. Pelas palavras do Senhor, podemos ver que a única maneira de acolher o retorno do Senhor é ouvir a voz de Deus. Quando ouvimos alguém clamar: “Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!” — isto é, quando ouvimos o testemunho de que o Senhor voltou e está falando às igrejas — devemos, como virgens sábias, ir procurar, investigar e ouvir as palavras do retorno do Senhor. Uma vez de ouvirmos a voz de Deus, devemos aceitá-La e obedecê-La. É assim que podemos acolher o Senhor e juntar-nos a Ele na festa.

Refletindo sobre os exemplos de Pedro, João, Natanael e da mulher samaritana que seguiram o Senhor, eles reconheceram a voz de Deus ao ouvirem a pregação de Jesus. Eles estavam convencidos de que Jesus era o Messias vindouro e então O seguiram, recebendo Dele a salvação. Hoje, para acolher o Senhor, devemos também concentrar-nos em ouvir a voz de Deus. Onde quer que haja testemunho de que o Senhor voltou e está falando, devemos sair e buscar, investigar e ouvir a voz de Deus. Só então poderemos ter a oportunidade de acolher o Senhor. Neste ponto, alguns podem perguntar: “Como podemos reconhecer a voz de Deus?” Se você estiver interessado em se aprofundar nisso, o vídeo abaixo será útil para você. Clique para assistir.

3. Assistir a filmes, vídeos e sites e discutir as escrituras bíblicas

(1) Assista a filmes e vídeos relacionados às escrituras bíblicas. Por exemplo, há um documentário coral chamado “Aquele que detém a soberania sobre tudo”, que cita extensivamente as escrituras originais da Bíblia. Através da combinação de recursos visuais e comentários, ajuda as pessoas a compreender a Bíblia.

Desde a sua produção em 2018, ganhou prêmios em vários festivais de cinema na Ásia, Europa e nas Américas. De 27 a 50 minutos, este documentário narra os principais eventos do Antigo Testamento, como a criação do mundo por Deus, a destruição do mundo por Deus com um dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra, o êxodo dos israelitas, a proclamação da lei e das promessas feitas aos israelitas.

Isso nos permite compreender rapidamente as principais obras de Deus no Antigo Testamento. De 50 a 56 minutos, o documentário oferece um breve panorama do nascimento de Jesus, o plano de fundo de Sua obra, Suas principais obras e os efeitos de Sua obra. Este filme é particularmente útil para aqueles que estão apenas começando a ler a Bíblia. Como sabem aqueles que estão familiarizados com a Bíblia, tanto o Antigo como o Novo Testamento contêm centenas de milhares de palavras e centenas de capítulos.

Não é fácil compreender rapidamente o conteúdo principal do Antigo e do Novo Testamento. Contudo, para os novos crentes que não estão familiarizados com o conteúdo principal do Antigo Testamento, a leitura direta do Novo Testamento pode levar à confusão sobre as obras de Deus. Este documentário, em apenas 30 minutos, pode nos dar uma compreensão geral e um esboço das principais obras de Deus registradas na Bíblia, fornecendo uma base sólida para nossa futura leitura da Bíblia. Se você está interessado neste documentário, clique para assistir!

(2) Visite regularmente sites e leia artigos que forneçam interpretações autênticas das escrituras bíblicas. É difícil compreender verdadeiramente as verdades e a vontade de Deus na Bíblia com base apenas no nosso próprio entendimento. Ao longo da história, muitas personagens espirituais escreveram escritos espirituais baseadas na compreensão das gerações anteriores. Considerando as necessidades daqueles que têm paixão pela Bíblia e sede da verdade, nosso site criou uma seção chamada “Mensagens Bíblicas”, que inclui temas como “Palavra de Deus para Hoje”, “Versículos do Dia”, “Temas Bíblicos”, “Histórias da Bíblia” e “Reflexões Bíblicas” e outros temas. Nestas seções, um grande número de escrituras são discutidas, permitindo-nos aprofundar as verdades nelas embutidas e entender as intenções de Deus. Isto não só aumentará a nossa compreensão, mas também fornecerá alimento espiritual para as nossas devoções diárias e resolverá quaisquer perplexidades que possamos ter em relação a certas passagens.

No final, que você possa compreender rapidamente as verdades contidas na Bíblia e obter a verdade do Senhor como vida. Que Deus te abençoe abundantemente!

Extraído: bibliadeestudo

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...