Pré-adolescentes – Lição 06: Sob Influência (DINÂMICA)

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema a influência que recebemos e as influências que praticamos.
– Depois, utilizem a dinâmica “Amizade”.
– Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Amizade

Objetivos:
Enfatizar a importância das amizades.
Refletir sobre as influências positivas e negativas das amizades.

Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno e caneta.

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
– Falem que, usando este papel, eles deverão pegar a maior quantidade de autógrafos dos colegas, em apenas 01 minuto.
– Terminado o tempo estipulado, peçam para que os alunos contem a quantidade de autógrafos.
Aguardem as respostas.
– Depois, questionem:
É importante ter uma grande quantidade de amigos?
Os autógrafos pertencem a colegas que vocês têm amizade e/ou apenas se cumprimentam?
Qual a qualidade das amizades que eles têm na escola, na igreja, onde moram? São positivas? Há influência negativa?
Não se esqueçam de alertar os alunos sobre o oferecimento de drogas, participação em grupos que fazem atos de vandalismo, sexo livre etc, que é muito comum em alguns grupos dentro das escolas.
– Para concluir, leiam:
 I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
 Pv 13.20 “ Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.”
Ideia original da sessão de autógrafos desconhecida.


Esta versão elaborada por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!