A Interpretação de Gráficos: 3 dicas preciosas de como interpretar!

Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício

Vocês já estão craques em leitura e interpretação de gráficos? O Enem é uma prova que costuma abordar bastante esse tipo de conteúdo.

A Competência de área 6 em matemática do exame diz que os candidatos devem “interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas…”. Em outras palavras: você precisa saber resolver questões que envolvem gráficos e tabelas.

Hoje, vamos apresentar os tipos de gráficos que costumam aparecer no exame e contar 3 dicas que podem te ajudar a encontrar a alternativa certa e evitar qualquer tipo de pegadinha.

O que são gráficos?

Gráficos são representações de dados por meio de recursos visuais, com o objetivo de destacar informações para que fique mais fácil a sua compreensão.

Normalmente, o gráfico é usado para cruzar informações e demonstrar desempenhos, como crescimento ou queda, por exemplo.

Os gráficos mais frequentes em vestibulares são: pizza, barras, colunas e linhas.

como interpretar gráficos na prova do Enem

3 dicas para ler e interpretar gráficos

Agora que já sabemos o que são e como são, vamos ver o que pode nos ajudar na leitura e interpretação.

1. Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício

Muitas vezes esquecemos de nos atentar a essa parte e seguimos direto para o gráfico. O enunciado pode ter informações complementares que vão facilitar muito a resolução da questão.

Portanto, leia sempre e circule as informações principais.

2. Entenda qual tipo de informação está destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal

Antes de analisar alguma informação, precisamos entender o gráfico como um todo. Veja o exemplo abaixo:

Esse gráfico foi usado numa questão de matemática do Enem de 2015. Ela está falando sobre a desvalorização de veículos após a sua compra.

No eixo vertical, temos a informação do preço que cada automóvel foi comprado. Já no eixo horizontal, temos a quantidade de anos que determinada pessoa ficou com o carro.

Só de observar as informações de cada eixo, já conseguimos identificar que a perda do carro Y foi muito maior, pois foi comprado a 55 mil reais e foi vendido a 10 mil, depois de 14 anos. Já o carro X, foi comprado a 30 mil reais e vendido a 15 mil.

No enunciado, a questão não fala o preço que ela comprou e vendeu o carro, mas a informação está explícita no gráfico.

3. Interprete com calma, pois geralmente as questões são contextualizadas

Se antes mesmo de você ler o gráfico, você já se assustou: relaxe! Normalmente, esse recurso é abordado de forma contextualizada, o que facilita sua resolução.

É muito comum conter dados estatísticos de pesquisas para eleições e outros temas presentes na vida dos cidadãos. Então, lembre-se que nem sempre será matemática pura. Nessas horas, é mais importante você pensar de forma lógica e resolver com calma a questão.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de acessar nosso plano de estudos, lá você consegue personalizar seus estudos e se preparar para o Enem e vestibulares e ficar mais próximo de conseguir a vaga na faculdade dos sonhos!

 

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Fonte: STOODI

EBD Em Foco

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....
Como podemos ajudar?

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: www.ebdinterativa.com.br

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados
https://ebdinterativa.com.br/shopping