Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Adultos Dinâmica: Caixa da Felicidade

Lição 01: O Sermão do Monte: O Caráter do Reino de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

Tema: Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo.

 Capa:

O que vemos?

04 mãos humanas e um pão.

O que isto tem a ver com o tema?

 A figura nos leva a entender que a pessoa que está entregando pão para outra está cumprimento valores do reino de Deus, o amor ao próximo, repartindo com o outro o alimento de que necessita.

Comentarista: Pastor Osiel Gomes

Apresentem informações sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04) contida na lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.

Lições do trimestre:

Leiam os títulos das lições de forma alternada. Vocês falam os títulos com os números ímpares e os alunos os pares.

03 – Agora, trabalhem a lição 01:

– Apresentem o título da lição: O Sermão do Monte: O Caráter do Reino de Deus, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para exemplificar as Bem-aventuranças, apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Caixa da Felicidade

Objetivos:

Estudar sobre as Bem-aventuranças.

Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.

Material:

– Digitar estas 08 frases:

Bem-aventurado os pobres de espírito

Bem-aventurado os que choram

Bem-aventurado os humildes

Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus

Bem-aventurado os misericordiosos

Bem-aventurado os puros de coração

Bem-aventurado os pacificadores

Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.

– 01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.

– Papéis ofício branco ou colorido

– 01 coleção de lápis hidrocor

– 01 tubo de cola

– 01 tesoura

– 01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Apresentem a Caixa da Felicidade.

– Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.

– Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.

Aguardem os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes.

Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).

– Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?

Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.

– Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!

– Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.

– Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?

Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.

Depois, falem: A palavra “bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.

– Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.

Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?

Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.

– Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?

Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.

– Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?

Aguardem as respostas.

Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...