Adultos Dinâmica: Caixa da Felicidade

Lição 01: O Sermão do Monte: O Caráter do Reino de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

Tema: Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo.

 Capa:

O que vemos?

04 mãos humanas e um pão.

O que isto tem a ver com o tema?

 A figura nos leva a entender que a pessoa que está entregando pão para outra está cumprimento valores do reino de Deus, o amor ao próximo, repartindo com o outro o alimento de que necessita.

Comentarista: Pastor Osiel Gomes

Apresentem informações sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04) contida na lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.

Lições do trimestre:

Leiam os títulos das lições de forma alternada. Vocês falam os títulos com os números ímpares e os alunos os pares.

03 – Agora, trabalhem a lição 01:

– Apresentem o título da lição: O Sermão do Monte: O Caráter do Reino de Deus, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para exemplificar as Bem-aventuranças, apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Caixa da Felicidade

Objetivos:

Estudar sobre as Bem-aventuranças.

Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.

Material:

– Digitar estas 08 frases:

Bem-aventurado os pobres de espírito

Bem-aventurado os que choram

Bem-aventurado os humildes

Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus

Bem-aventurado os misericordiosos

Bem-aventurado os puros de coração

Bem-aventurado os pacificadores

Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.

– 01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.

– Papéis ofício branco ou colorido

– 01 coleção de lápis hidrocor

– 01 tubo de cola

– 01 tesoura

– 01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Apresentem a Caixa da Felicidade.

– Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.

– Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.

Aguardem os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes.

Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).

– Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?

Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.

– Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!

– Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.

– Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?

Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.

Depois, falem: A palavra “bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.

– Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.

Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?

Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.

– Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?

Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.

– Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?

Aguardem as respostas.

Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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