Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Adultos Dinâmica: Duas portas, Dois caminhos, uma escolha

Lição 12: A Bondade de Deus em nos atender

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição: A Bondade de Deus em nos atenderescrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Duas portas, Dois caminhos, uma escolha”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Duas portas, Dois caminhos, uma escolha   

Objetivos:

Apresentar que há duas portas, dois caminhos e uma escolha.

Enfatizar que Jesus é a porta e o caminho que a humanidade deve escolher, pois é a verdade e a vida.

Material:

Cadeiras

02 envelopes

Procedimento:

Dias antes da aula:

No envelope 01:

Coloquem dentro do envelope 01 o versículo: “… estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mt 7.14).

Por fora do envelope escrevam: Porta e caminhos estreitos

No envelope 02:

Coloquem dentro do envelope 02 o versículo: “… larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”(Mt 7.13).

Por fora do envelope escrevam: Porta e caminhos largos.

Antes da aula:

Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos, um estreito e outro largo.

No final de cada caminho coloquem 01 cadeira e fixem os 02 envelopes citados acima.

Durante a aula:

– Organizem os alunos em 02 grupos.

– Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem duas portas que conduzem a dois caminhos para seguir.

– Peçam para um grupo andar por um caminho e pegar o envelope. O outro grupo também deve realizar a mesma coisa.

– Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo, que é este abaixo:

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem(Mateus 7:13,14).

– Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.

Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir outro caminho, rejeitando Deus.

– Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher? Por quê?

– Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).

– Para entrar no caminho estreito, há necessidade de entrar pela porta estreita que é Jesus.

– Leiam o versículo: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo” Ap 3.20.

– Para concluir, falem: É sobre os dois caminhos, as duas portas e uma escolha um dos temas da aula de hoje. Vamos conhecer melhor sobre este assunto?

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...