Adultos Dinâmica: Lendo e interpretando a Bíblia
Lição 05: Como Ler as Escrituras
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 – Apresentem o título da lição: Como Ler as Escrituras, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Lendo e interpretando a Bíblia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Lendo e interpretando a Bíblia
Objetivo: Realizar de forma prática a interpretação de um texto bíblico, utilizando algumas regras da Hermenêutica.
Material:
Bíblia dos alunos
01 caixa
Perguntas digitadas(ver no procedimento)
Procedimento:
– Após a explanação das regras de interpretação, falem para a turma que agora eles vão fazer uma interpretação de um relato bíblico sobre a conversa de Jesus com a mulher samaritana.
– Peçam para que os alunos abram a Bíblia no evangelho de João 4 e comecem a ler o texto até o versículo 27, de forma alternada, para que todos possam participar.
– Após a leitura, perguntem se eles entenderam o que leram.
Aguardem as respostas.
Pode acontecer que alguns digam que entenderam, outros podem afirmar que não entenderam tudo.
Qualquer que seja a resposta, o importante é que vocês devem procurar usar algumas regras de interpretação bíblica, para melhor compreensão do texto:
A Bíblia interpreta a si mesma e o contexto histórico-cultural do texto em estudo
– Organizem uma caixa e coloquem as perguntas abaixo dentro dela.
– Apresentem para a turma e falem que na caixa há algo a ser descoberto com referência ao texto.
– Falem que estão dentro da caixa para representar que no texto ainda há algo a ser pesquisado, procurado etc.
– Para colocar dentro da caixa:
Onde está escrito no AT sobre a herdade de Jacó para seu filho José? (versículo 5)
E sobre o poço de Jacó?(versículo 6)
Qual a razão da mulher samaritana mencionar “nosso pai Jacó”? (versículo 12)
Jesus fala com uma mulher publicamente, isto culturalmente era comum?(versículo 7 e 27)
Por que os judeus não se comunicavam com os samaritanos?(versículo 9)
O que é água viva?(versículo 10)
Qual o contexto histórico e profético da fala da mulher samaritana, abaixo descrito?
“Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo”(versículo 25)
Quais versículos apontam para a humanidade de Jesus?
Hora sexta referente a que horas no contexto ocidental?
– Para finalizar, perguntem para os alunos: Vocês observaram que, mesmo lendo o texto no início da atividade, houve necessidade das perguntas ou afirmações para a melhor compreensão do texto?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz