Adultos Dinâmica: Lendo e interpretando a Bíblia

nao erra 1Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

3 – Apresentem o título da lição: Como Ler as Escrituras, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para concluir, apliquem a dinâmica “Lendo e interpretando a Bíblia”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Lendo e interpretando a Bíblia

Objetivo: Realizar de forma prática a interpretação de um texto bíblico, utilizando algumas regras da Hermenêutica.

Material:

Bíblia dos alunos

01 caixa

Perguntas digitadas(ver no procedimento)

Procedimento:

– Após a explanação das regras de interpretação, falem para a turma que agora eles vão fazer uma interpretação de um relato bíblico sobre a conversa de Jesus com a mulher samaritana.

– Peçam para que os alunos abram a Bíblia no evangelho de João 4 e comecem a ler o texto até o versículo 27, de forma alternada, para que todos possam participar.

– Após a leitura, perguntem se eles entenderam o que leram.

Aguardem as respostas.

Pode acontecer que alguns digam que entenderam, outros podem afirmar que não entenderam tudo.

Qualquer que seja a resposta, o importante é que vocês devem procurar usar algumas regras de interpretação bíblica, para melhor compreensão do texto:

A Bíblia interpreta a si mesma e o contexto histórico-cultural do texto em estudo

– Organizem uma caixa e coloquem as perguntas abaixo dentro dela.

– Apresentem para a turma e falem que na caixa há algo a ser descoberto com referência ao texto.

– Falem que estão dentro da caixa para representar que no texto ainda há algo a ser pesquisado, procurado etc.

– Para colocar dentro da caixa:

Onde está escrito no AT sobre a herdade de Jacó para seu filho José? (versículo 5)

E sobre o poço de Jacó?(versículo 6)

Qual a razão da mulher samaritana mencionar “nosso pai Jacó”? (versículo 12)

Jesus fala com uma mulher publicamente, isto culturalmente era comum?(versículo 7 e 27)

Por que os judeus não se comunicavam com os samaritanos?(versículo 9)

O que é água viva?(versículo 10)

Qual o contexto histórico e profético da fala da mulher samaritana, abaixo descrito?

“Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo”(versículo 25)

Quais versículos apontam para a humanidade de Jesus?

Hora sexta referente a que horas no contexto ocidental?

– Para finalizar, perguntem para os alunos: Vocês observaram que, mesmo lendo o texto no início da atividade, houve necessidade das perguntas ou afirmações para a melhor compreensão do texto?

Aguardem as respostas.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Seu comentário...

Carrinho de compras
Rolar para cima