Adultos Dinâmica: Não Matarás
Lição 04: Resguardando-se de Sentimentos Ruins
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição: Resguardando-se de Sentimentos Ruins, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar o item III da lição, utilizem a dinâmica “Não Matarás”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não Matarás
Objetivo: Exemplificar o estudo da ampliação que Jesus ensinou sobre o 6º. Mandamento – Não Matarás.
Material:
02 bexigas de aniversário
01 palito de dentes para cada aluno
06 folhas de papel ofício
01 pincel atômico
01 lixeira ou 01 saco para lixo
Procedimento:
– Peçam para que 01 aluno leia o versículo abaixo:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”(Gn 2:7).
Enquanto ele ler, vocês sopram uma bexiga de aniversário e dão um nó para o ar não escapar.
– Falem: Esta bexiga cheia de ar está representando a vida do ser humano, pois sem a vida ficaria assim: mostrem uma bexiga vazia ou estourem a bexiga.
Evitem estourar a bexiga se a sua classe for dentro da igreja.
– Falem: Nesta lição, será alertado sobre a importância da pessoa evitar sentimentos ruins que podem levá-la a tirar a vida do outro(assassinato); e, principalmente, que Jesus ampliou o 6º. mandamento(Não matarás), quando encontramos em seus ensinamentos o “homicídio no coração” por palavras, ações e sentimentos ruins que matam nosso próximo.
– Leiam: “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele”(1 João 3:15).
– Entreguem 01 palito de dente para cada aluno.
– Falem: O palito de dente representa a “arma” para acabar a vida do outro.
– Perguntem: Quais são as formas de tirar a vida de alguém?
Espera-se que os alunos falem sobre aborto, assassinato, pena de morte, Eutanásia, guerras, quando alguém decide tirar sua própria vida através o suicídio e até de forma figurada “acabar a vida de outrem” por sentimentos(ódio, cólera), palavras e atitudes(insultos, menosprezo, discriminação, falta de respeito etc.).
Escrevam estas respostas em folhas de papel ofício separadas. Quando vocês lerem cada uma, amassem e joguem numa lixeira, representando a retirada de vida, através de variadas formas.
– Falem: Cuidado! Temos nas mãos uma “arma”, mas não deve ser utilizada para tirar a vida de alguém, nem de forma literal ou figurada.
Agora, perguntem se os alunos querem continuar com a “arma”(o palito de dentes).
Espera-se que os alunos falem que não. Então, peçam para que coloquem os palitos na lixeira.
– Leiam:
“E Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mt 22:37-39).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz