Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição: Expressando Palavras Honestas, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Para introduzir o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Sim, sim. Não, não!”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sim, sim. Não, não!
Objetivo: Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material: um pequeno texto(postado no procedimento)
Procedimento:
– Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui em uma doceria e escolhi: chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que esperar, se pudesse. Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
– Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
– Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem, oralmente, para o primeiro aluno e este passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
– Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza, a mensagem estará truncada, distorcida, errada.
– Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
– Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não enganar. Aproveitando o tema da lição, reforce a autenticidade que deve haver nas nossas palavras e atitudes.
Ideia original da técnica do “telefone sem fio” desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo
Fonte: Atitude de Aprendiz