Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de Lucas, o médico amado Lição 11: A Última Ceia (Dinâmica)

adultosProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: A Última Ceia.
– Depois, utilizem a dinâmica “Libertação”.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Libertação
Objetivo: Introduzir o estudo sobre relação entre a Páscoa e a Ceia.
Material:
02 correntes confeccionadas de papel
Figuras de Figuras de Pão, Cordeiro e Ervas amargas
Figura de pão e vinho
02 pequenos textos(vejam no procedimento).
Procedimento:
– Dividam a turma em 02 grupos.
– Falem para o grupo 01: Vocês vão representar o povo escravo no Egito, sob o jugo de Faraó. Para tanto, entreguem para um aluno uma corrente de papel, simbolizando escravidão.
– Falem para o grupo 02: Vocês vão representar a humanidade que está escravizada pelo pecado. Entreguem para um aluno uma corrente de papel, simbolizando escravidão.
– Para o grupo 01 entreguem:
A palavra Páscoa
Figuras de Pão Asmo, Cordeiro e Ervas amargas

- EBD INTERATIVA -

– Para o grupo 02 entreguem:
A expressão Santa Ceia
Figura de pão e vinho
– Peçam para que uma pessoa do grupo 01 leia o texto abaixo:
Nós estávamos escravos no Egito. Mas, fomos libertos, através da providência divina, depois das 10 pragas(o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria pela libertação). Entre a 9ª e a 10ª praga, celebramos a Páscoa, com um cordeiro, pães asmos e ervas amargosas(os alunos devem mostrar as figuras). Esta foi a primeira celebração da Páscoa.
– Peçam para que uma pessoa do grupo 02 leia o texto abaixo:
Nós éramos escravos do pecado. Mas, fomos libertos pelo sacrifício de Jesus. O cordeiro pascal nos remete ao sacrífico de Jesus que foi sacrificado por nós. “Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”(I Co 5:7). Jesus celebrou a última Páscoa e instituiu a Ceia, que deveria ser celebrada como memorial de seu sacrifício pela humanidade.
– Orientem os 02 grupos para que falem ao mesmo tempo: Somos libertos!
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Método Audiovisual

Entende-se que são imagens visuais acompanhadas ou não de som que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, como por exemplo: gravuras, cartazes, objetos, mapas, slides, filmes ou documentários, quadro branco, quadro de giz(lousa), música, textos bíblicos ou de reflexão, etc.
1 – Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino, numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem, escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma cópia do mapa da viagem de Paulo.
2 – Mapas
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
– Apresentar um mapa e apontar para o local.
– Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
– Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem.
– Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
– Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
3 – Slides
A organização de slides para uma aula requer que o professor ou alguém saiba como utilizar o Power Point. É necessário utilizar tamanho da fonte adequado para o público, apresentar tópicos do tema a ser estudado, colocar figuras nos slides, etc.
Além disso, deve haver disponibilidade de equipamento e local apropriado.
4 – Filmes ou documentários
Para sua utilização de forma satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
Local apropriado
Equipamento disponível
Pessoa habilitada para montar os equipamentos
Tempo de instalação dos equipamentos
Plano B
Escolher filmes adequados
Fazer uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos realizem
Filmes longos são inadequados
Assistir ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5 – Quadro Branco ou Quadro de Giz
O quadro de giz praticamente não se usa mais, com o aparecimento do quadro branco. Para sua utilização é necessário um marcador de quadro branco de cores variadas(não use pincel atômico).
Você pode escrever uma frase, uma pergunta, as respostas dos alunos, referências bíblicas para os alunos consultarem durante a aula etc, escrevendo com tamanho de letra adequado para que todos da turma possam ler. Pode ainda fixar no quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula, apague o quadro.

6 – Música
A utilização da música auxilia de forma significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
Nas classes do departamento infantil é muito comum a utilização de corinhos ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a música pode e deve ser usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7 – Textos bíblicos, de reflexão ou com subsídios para a aula
Não é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam… É necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura de textos e versículos.
Há formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
– Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os professores na sua maioria utilizam a aula expositiva, que consiste na explanação do tema pelo professor de forma unilateral, não havendo participação dos alunos e sem utilização de recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa e com a aprendizagem comprometida. Então, é recomendável que o professor associe, a este método, outros recursos para tornar a aula mais eficaz.
Acima vários recursos foram indicados para serem utilizados na aula, tornando-a mais atrativa e com maior retenção da aprendizagem.
Lembrem-se de que o aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será! Observem os pontos positivos da associação de recursos ao método da Preleção(aula expositiva):
– Atrai a atenção
– Desperta o interesse
– Aumenta a retenção
– Vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão
– Promove a participação
– Alunos motivados
– Assiduidade
– Aula mais eficaz
– Mais interação
Que tal começar na próxima aula?

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....
Como podemos ajudar?

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: www.ebdinterativa.com.br

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados
https://ebdinterativa.com.br/shopping