Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos sobre o livro de Gênesis Lição 04: A Queda da Raça Humana (Dinâmica da Lição)
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição:
– Apresentem o título da lição: A Queda da Raça Humana.
– Aproveitem e mostrem para alunos a possível localização do Jardim do Éden, apresentando o mapa abaixo, conforme suas condições.
Depois, falem, apontando para o mapa, que o pecado de Adão e Eva aconteceu no Jardim do Éden.
Faço sugestão de 02 dinâmicas sobre o tema, escolham uma delas para ilustrar o assunto em estudo: “O Salário do Pecado” ou “No Jardim do Éden”.
– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, leiam o texto “A Escolha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Salário do Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado que originou a morte física e espiritual.
Material:
02 alunos(01 aluno e uma aluna)
01 cesta
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
– Peçam para que um aluno e uma aluna se posicionem diante da turma e falem que o casal representará Adão e Eva( se sua classe for formada por casais).
– Coloquem uma cesta com vários tipos de fruta diante deles.
– Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
– Falem: Lemos nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam que ela vai representar a árvore do conhecimento do bem e do mal.
– Falem: Mas, Adão e Eva desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste momento, “Eva” deve comer parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
– Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi a desobediência.
– Entreguem a metade da cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que representa o pecado.
– Depois, leiam: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
– Peçam para que o casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que todos pecaram.
– Falem: Agora, temos um problema sério – o pecado e a morte.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: No Jardim do Éden
Objetivo:
Refletir sobre o pecado e suas consequências.
Material:
01 jarro
Papel
Caneta para cada aluno.
Procedimento:
– Leiam para os alunos a seguinte história que me contaram. É lógico que não é verdadeira, mas nos traz algumas reflexões:
“Conta-se que o anjo Gabriel deu para Adão e Eva um jarro e disse-lhes:
– Enquanto vocês estiverem com este jarro vocês serão muito felizes.
O casal guardou com cuidado o presente do anjo. Mas… eles pecaram e foram expulsos do Paraíso.
Eva pegou o jarro e deu para Adão levá-lo, que colocou sobre a cabeça. E ao sair do Paraíso tropeçou e o jarro quebrou-se em muitas partes”.
Autor desconhecido.
– Agora, façam algumas indagações:
1 – Neste contexto, o que pode significar o “jarro”?
O jarro significa a comunhão com Deus e a ausência de pecado.
2 – Que relação pode ter o jarro quebrado com o pecado e a expulsão do Paraíso?
O jarro quebrado pode ser comparado a quebra de comunhão com Deus, como consequência do pecado.
3 – Qual era o elemento que promovia a felicidade do casal?
O jarro da história representava o cuidado do casal com a felicidade – a comunhão com Deus.
4 – Por que era importante guardá-lo com cuidado?
O jarro tinha que ser bem cuidado e guardado, porque representava a comunhão com Deus.
5 – O que pode simbolizar cada parte quebrada?
A soma das partes quebradas simboliza a total descontinuidade de comunhão com Deus, pois o pecado traz como consequência o distanciamento do homem com Deus, mas somente o oleiro pode reconstruir o jarro, quando o homem aceita Jesus como seu salvador, restaurando a vida espiritual.
– Depois dos questionamentos e respostas, apresentem um jarro. Mostrem que está vazio.
– Perguntem:
O que podemos colocar dentro deste jarro como partes representantes da nossa felicidade em comunhão com Deus?
O que preenche o homem interior?
Que ações podemos ter para não sofrer as consequências do pecado?
Distribuam papel para os alunos escreverem e em seguida solicitem que coloquem dentro do jarro.
– Depois retirem cada papel e leiam para a turma. Reflitam e analisem o que foi apontado pelos alunos.
– Para concluir leiam:
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6.33).
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
A Escolha
Eu acompanhei o momento em que uma jovem mãe tentava induzir seu filho de dois anos de idade a fazer uma escolha. “Você pode comer peixe ou frango”, ela lhe disse. Ela limitou as opções, pois a criança era muito pequena para compreender além disso.
As escolhas com frequência permitem diversas opções e devem dar espaço para que o indivíduo rejeite algumas alternativas.
Adão e Eva estavam no melhor ambiente possível. Deus dera liberdade para que comessem de todas as árvores no Éden. Ele estabeleceu limites ao redor de uma árvore apenas! Eles tinham uma escolha e não era necessária muita sagacidade para escolher sabiamente. Mas a opção deles foi trágica.
Alguns culpam Deus pelo que consideram Suas restrições e podem até acusá-lo de tentar controlar suas vidas. Mas Deus nos dá uma escolha, assim como a deu a Adão e Eva.
Sim, Deus estabelece limites, para nos proteger. Davi compreendeu isto. Ele escreveu: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos… Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra”(Salmo 119.98 e 101).
Deus se importa tanto conosco que nos dá limites para que escolhamos corretamente. CPH
Fonte: Nosso Andar Diário
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/