Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL e Aula dinâmica.

CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE DEUS

CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. 2 Pedro. 3.18

CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DEUS

Introdução

Diante de um tema tão sugestivo e profundo, é razoável que nos aprofundamos com todo o afinco nas verdades contidas neste versículo, através destas vidas serão transformadas e aperfeiçoadas em Cristo Jesus.

“O real crescimento espiritual jamais será uma busca individual e solitária. A maturidade é alcançada por meio dos relacionamentos e da vida em comunidade.” Citação Rick Warren

 

I – Tópico

Conceitos e definições e contexto histórico-teológico

·      Graça: Favor imerecido que se dispensa ou se recebe e a ação soberana de Deus na vida humana visando o salvar. Em II Pe 1.5-7 encontramos 8 graças: Fé é “convicção, firme confiança”.Virtude é “excelência moral, bondade”. Ciência (conhecimento) é a “perspicácia correta”. Domínio Próprio (Temperança) é “autodisciplina”. Perseverança é “suportar as provações”. Piedade é “caráter divino”. Amor fraternal é “amor pelos irmãos”. O amor é uma “boa vontade com os outros”.

“A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos a recebê-la.”

 

·      Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer algo ou alguém se tornando entendedor; Que isso envolve mais do que conhecimento intelectual também está evidente na palavra grega usada para conhecimento em II Pe 1:2-3,8. Esse conhecimento só vem à medida que demonstramos essas “graças à imagem de Cristo” em nossas vidas.
A palavra grega é epignosis {ep-ig’-no-sis}, que significa “estar completamente familiarizado, conhecer inteiramente, conhecer corretamente, conhecer bem” (Thayer).
·      Salvador: Titulo de Jesus Cristo que salva as pessoas da condenação e do poder do pecado.
·      Senhor: Hebr. ADON; gr. KYRIOS. Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos.
·      Crescer: O crescimento é um processo natural. Quem nasce de novo precisa crescer em Cristo Jesus.

·      Na sua segunda epistola, Pedro escreve acerca da falsa doutrina que entrava nas igrejas e adverte os irmãos tanto judeus como gentio e consciente de que a sua morte era iminente (2 Pe 1.14) .

 

 

II- Tópico

RAZÃO DO CRESCER
·      Assim como uma criança precisa se alimentar e crescer, assim também necessita do crescimento aquele que aceita ao Senhor como único e suficiente Salvador, para não sermos meninos espirituais levados em volta por todo o vento de doutrina (cf. Ef. 4.14).
·      Uma indagação que não podemos deixar de fazer seria estamos crescendo? Quanto é que estamos crescendo? Por que (não) crescemos? Essas reflexões serão necessárias durante a caminhada para manter se no rumo certo.

·      A falta de conhecimento leva a destruição e são ordens claras “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor”. (cf. Os 4.6; 6.3)

“É melhor crescer em graça do que em dons, Os que querem crescer na graça precisam ter sede de saber”.

 

COMO CRESCER

·      Alimentando da palavra de Deus. Dependendo da fase o alimento é mais leve, para os maduros os alimentos devem ser mais sólidos (cf. 1 Pe 2.2; 1 Co 3.1,2; Hb 5.12-14);
·      Orando sem cessar, nos aproximamos mais do Senhor Jesus (Cf. 1 Ts. 5.17; Tg 4.7)
·      Praticando a palavra (cf. Ap 1.3;
·      Permanecendo em Cristo e seguindo o seu exemplo (cf. Jo 13.15; 15.10)
·      O apóstolo Paulo em Efésios 4.11-16 retratando a unidade do corpo e dom aos homens deixa claro que tudo isto contribui para o nosso crescimento naquele que é a cabeça, Cristo.
“A Bíblia ensina que o nosso crescimento espiritual envolve acréscimo em conhecimento e santidade.”

 

GRAÇA E CONHECIMENTO

III – Tópico

Resultados desse crescimento na graça e conhecimento
·      É maduro, é adulto espiritualmente (cf. Hebreus 5.14);
·      Temos vida eterna garantida (cf. Mt 5.39);
·      Temos graça não só diante de Deus, mas dos homens também (Lc 2.52)
·      Suportam e se alimentam de alimento sólido e não vivem em ciúmes (cf. 1 Co 3.2,3)

Conclusão

Nestes tempos tão difíceis semelhantes aos do apóstolo Pedro, onde a fé cristã tem sido colocada em questão, cresçamos na graça alcançando favor e ajuda de Deus na medida em que formos conhecendo mais e mais ao Senhor, pois somente assim estaremos com a nossa fé firme e perseverante no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Bibliografia
Consultas, Bíblia com ajudas adicionais e Bíblia Ilumina.
Boyer, Orlando, Pequena Enciclopédia Bíblica – São Paulo: Editora Vida, 2006.
Estudos Bíblicos, Artigo “Crescendo no conhecimento de Jesus Cristo, 31 de julho de 2008.
Estudo elaborado pelo Diác. Professor Robson Santos, Assembleia de Deus, Cariacica – ES.

Seu comentário...

GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...