Dinâmica: A Bíblia e sua estrutura

livrosProfessoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

3 – Apresentem o título da lição: A Estrutura da Bíblia, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Posteriormente, apliquem a dinâmica “A Bíblia e sua estrutura”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Depois, desta aula, solicitem para que os alunos pesquisem sobre

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 Dinâmica: A Bíblia e sua estrutura

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a estrutura da Bíblia.

Material:

Bíblia de cada aluno

02 folhas de papel madeira

04 tubos de cola branca

Nomes para digitar(ver no procedimento)

Procedimento:

– Nesta lição, vamos estudar sobre a estrutura da Bíblia.

– Peçam para que os alunos abram suas Bíblias no índice e perguntem:

O que vocês estão vendo?

Aguardem as respostas.

Certamente, vão falar que estão vendo os nomes de livros separados de acordo com a divisão da Bíblia, Antigo e Novo Testamentos.

– Agora, apresentem o primeiro cartaz com o título “Antigo Testamento” e sua divisão:

Pentateuco(05 livros)

Históricos(12 livros)

Poéticos(05 livros)

Proféticos  Profetas Maiores(05 livros)

                  Profetas Menores(12 livros)

– Depois, distribuam 10 nomes dos livros do Antigo Testamento para os alunos.

Escolham nomes que abranjam as 04 classificações dos livros.

– Peçam para que os alunos, identifiquem qual a classificação e colem o nome ao lado ou abaixo do cada conjunto de livros.

– Repita esta ação até concluir os 39 livros do Antigo Testamento.

– Em seguida, apresentem o cartaz com o título “Novo Testamento” e sua divisão:

Evangelhos(04 livros)

Histórico(01 livro)

Epístolas Paulinas(13 livros)

                Gerais(08 livros)

Revelação(01 livro)

– Depois, distribuam 10 nomes dos livros do Novo Testamento para os alunos.

Escolham nomes que abranjam as 04 classificações dos livros.

– Peçam para que os alunos, identifiquem qual a classificação e colem o nome ao lado ou abaixo do cada conjunto de livros.

– Repita esta ação até concluir os 27 livros do Novo Testamento.

– Para finalizar, este exercício de identificar a que classificação pertence cada livro, além de conhecer a sequência dos livros ajudarão a melhor manusear a Bíblia e entender seu conteúdo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Seu comentário...

Carrinho de compras
Rolar para cima